Rega com hora marcada

Bruna Bill
22/11/2012 02:30
Thumbnail
Há quem ache a tarefa de regar o jardim bastante prazerosa e até relaxante, mas, o fato é que, dificilmente, alguém continua com a mesma disposição depois de meses de regador ou mangueira na mão. E, além de nada prática, a rega manual nem sempre é a melhor opção para cuidar das plantas. Por conta disso, mais e mais pessoas estão adotando sistemas de irrigação em seus jardins.
“Com a mangueira ou regador não há precisão da quantidade de água por área nem a regularidade de dias e horários. O sistema automático garante que o jardim será sempre regado na quantidade certa e em intervalos regulares”, explica a paisagista Heloíza Rodrigues, da Prima Flor Paisagismo.
Para quem quer investir num belo paisagismo para o jardim, o sistema automatizado de irrigação deve fazer parte de todo o projeto.
“São necessárias instalações de cisterna, tubulação subterrânea, captação de água de chuva, entre outras, o que facilita se o projeto for instalado antes do jardim”, orienta Joana Schimitt, da Irrigarden. Ela afirma ainda que, mesmo que a área verde esteja pronta, e o proprietário opte, posteriormente, pela automatização, é possível fazer a instalação dos equipamentos, mas não sem evitar um pouco de quebra-quebra.
Despesas
Os custos para a montagem de um sistema automatizado para a irrigação do jardim são muito variáveis, pois dependem da instalação de muitos equipamentos, ficando em torno de R$ 2 mil com os sistemas básicos iniciais. Além da cisterna, do tipo de controlador, do número de equipamentos conforme a área total do jardim, tubulação subterrânea e mão de obra encarecem os projetos.
Serviço
Prima Flor Paisagismo, fone (41) 3023-7076. Irrigarden, fone (41) 3288-3371.