Plantas super-resistentes para ter dentro de casa

Gazeta do Povo
18/08/2015 15:55
Thumbnail

A Dracena é uma das espécies resistentes para ter dentro de casa. Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo. | JONATHAN CAMPOS

Manter plantas dentro de casa nem sempre é fácil. Tem momentos de seca, outros de chuva intensa. Há espécies que gostam de sol pleno e outras que preferem sombra. Em meio a essas variáveis, é preciso ter talento para manter o cantinho verde vistoso.
Para você que gosta de se aventurar no passatempo com plantas, mas não anda muito animado com a performance dos seus vasos, a Haus selecionou dez espécies fáceis de cuidar. A única coisa que nenhuma delas tolera é água em abundância constantemente, que provoca o apodrecimento da raiz.
De resto, é só doar um pouquinho do seu tempo e apreciar o resultado.
Foto: Freeimages.
Foto: Freeimages.
Antúrio (Anthurium andraeanum)
Aguentam locais com baixa luminosidade, ar seco e períodos de seca relativamente longos. Para os esquecidos, uma dica: quando os caules ficam caídos é sinal de que é necessária uma rega e, em questão de minutos, a planta reage. As lindas flores vermelhas permanecem ao longo de vários meses.
Ficus (Ficus benjamina)
É uma das plantas de interior que está na moda, principalmente pela sua capacidade de resistir a ambientes com fumo ou com ar-condicionado. Ainda por cima não gosta muito de água, pelo que aguenta bem períodos longos de negligência. Merece ficar em sexto lugar na tabela.
Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Dracenas (Dracaena marginata)
Sobrevive com níveis de luz muito baixos e aguenta bem ar seco e períodos sem rega. Providencie boa luz (sem sol) e rega moderada para ter uma dracena linda.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Bulbine (Bulbine Alooides)
Tem aparência delicada, mas tolera várias condições de tempo. Pleno sol ou sombra parcial e regas dia sim, dia não são suficientes para a bulbine.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata)
Adapta-se a sol pleno, meia sombra ou luz difusa. As regas devem ser espaçadas, duas por semana, e o solo precisa ser drenável, para evitar o apodrecimento das raízes.
Espada-de-são-jorge (Sanseveria trifasciata) 
É uma planta resistente em todos os aspectos. Sol abrasador, sombra intensa, falta de água, solo pobre, nada abate essa planta. Como cuidado mínimo, ao menos uma rega por semana.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!