Plantas super-resistentes para ter dentro de casa

Gazeta do Povo
18/08/2015 15:55
Thumbnail

A Dracena é uma das espécies resistentes para ter dentro de casa. Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo. | JONATHAN CAMPOS

Manter plantas dentro de casa nem sempre é fácil. Tem momentos de seca, outros de chuva intensa. Há espécies que gostam de sol pleno e outras que preferem sombra. Em meio a essas variáveis, é preciso ter talento para manter o cantinho verde vistoso.
Para você que gosta de se aventurar no passatempo com plantas, mas não anda muito animado com a performance dos seus vasos, a Haus selecionou dez espécies fáceis de cuidar. A única coisa que nenhuma delas tolera é água em abundância constantemente, que provoca o apodrecimento da raiz.
De resto, é só doar um pouquinho do seu tempo e apreciar o resultado.
Foto: Freeimages.
Foto: Freeimages.
Antúrio (Anthurium andraeanum)
Aguentam locais com baixa luminosidade, ar seco e períodos de seca relativamente longos. Para os esquecidos, uma dica: quando os caules ficam caídos é sinal de que é necessária uma rega e, em questão de minutos, a planta reage. As lindas flores vermelhas permanecem ao longo de vários meses.
Ficus (Ficus benjamina)
É uma das plantas de interior que está na moda, principalmente pela sua capacidade de resistir a ambientes com fumo ou com ar-condicionado. Ainda por cima não gosta muito de água, pelo que aguenta bem períodos longos de negligência. Merece ficar em sexto lugar na tabela.
Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Dracenas (Dracaena marginata)
Sobrevive com níveis de luz muito baixos e aguenta bem ar seco e períodos sem rega. Providencie boa luz (sem sol) e rega moderada para ter uma dracena linda.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Bulbine (Bulbine Alooides)
Tem aparência delicada, mas tolera várias condições de tempo. Pleno sol ou sombra parcial e regas dia sim, dia não são suficientes para a bulbine.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata)
Adapta-se a sol pleno, meia sombra ou luz difusa. As regas devem ser espaçadas, duas por semana, e o solo precisa ser drenável, para evitar o apodrecimento das raízes.
Espada-de-são-jorge (Sanseveria trifasciata) 
É uma planta resistente em todos os aspectos. Sol abrasador, sombra intensa, falta de água, solo pobre, nada abate essa planta. Como cuidado mínimo, ao menos uma rega por semana.