O engenheiro agrônomo Arnaldo Brandão, especialista em paisagismo, dá dicas de como montar seu jardim:
1 – Planejamento
Antes de escolher as plantas, é importante dimensionar o local: medir todo o espaço, inclusive o pé direito e o limite ocupado pela porta e demais mobiliários.
2 – O que eu espero deste lugar?
É imprescindível você saber para qual finalidade o espaço será ambientado. Por exemplo, se for para leitura é preciso pensar na iluminação diurna e noturna, em uma poltrona com apoio de braço e uma banqueta ou algo similar em que você possa esticar os pés.
3 – Som da natureza
Sons também fazem parte da composição do ambiente. Uma fonte d’água, por mais simples que seja, realiza bem este papel.
4 – Onde eu piso
Deques modulados podem propiciar um cantinho mais aconchegante. Petit pavé, pedras naturais e piso fulget são opções que dão um toque especial.
5 – Água para as plantas
É interessante ter pontos de água no ambiente, propiciando um sistema de irrigação. Microtubos podem ser instalados atrás de treliças.
6 – Desnivelando
Existem alguns “tijolinhos” próprios para acolher as plantas. Esses itens podem ser colocados em uma parede, criando níveis diferentes no ambiente.
7 – O que eu quero plantar?
É preciso decidir que tipo de planta fará parte desse espaço. Temperos, pequenas árvores, flores ou folhagens. De acordo com isso é que se decide os vasos e a disposição dos objetos.
8 – Valor
Com o equivalente a R$ 1,2 mil é possível montar um pequeno jardim interno agradável e com elementos de alta durabilidade.