Paisagismo transforma casa em refúgio tropical dos sonhos
Casa em CIngapura é um grande manifesto a favor da integração das construções com a natureza. Fotos: Albert Lim K S/Divulgação
O paisagismo é a grande estrela dessa residência monumental em Cingapura. Batizada de Jardins da Cornualha, em referência aos jardim botânico de Heligan, na Grã-Bretanha, que serviu de inspiração para o projeto, a casa é um verdadeiro paraíso tropical com piscina, cachoeira artificial, lago de carpas e folhagens verdes diversas.
A residência foi pensada pelo escritório local Chang Architects, que optou por uma estrutura anelar com todos os espaços voltados para a área central interna, que funciona como o coração da casa.
As janelas são grandes aberturas retangulares que foram pensadas para aproveitar o máximo da vista. Ao todo são seis quartos, uma academia, espaços de lazer diversos, uma biblioteca e algumas salas de jantar.
“A dinâmica criada oferece luz natural, ventilação e resfriamento passivo“, explicam os arquitetos responsáveis pelo projeto. “É um ambiente ecologicamente correto que promove um bem-estar para todos.”
Logo na entrada da casa os visitantes já se deparam com a cachoeira e com o lago artificial para as carpas. “As pessoas são recebidas por plantas tropicais e pelo som da água corrente, que pode ser ouvida em todos os andares da residência”, ressaltam.
O conceito traz a natureza para dentro e aproveita corredores e varandas para explorar diversos tipos de plantas, como o maracujá, onde as vinhas crescem e, no futuro, fornecerão privacidade e sombra.
O telhado também é repleto de áreas verdes em degraus que funcionam como terraços para toda a família.