Fontes de médio e grande porte, mais indicadas para uso externo, podem ser construídas de acordo com o desejo do morador e o projeto do paisagista, formando inclusive um lago ornamental ou mesmo uma cachoeira. Nesses modelos, é possível, inclusive, criar peixes para deixar o jardim ainda mais vivo e colorido. As melhores espécies são carpas e kinguios.
Na hora de instalar uma fonte externa, que tem preços iniciais variando, de acordo com o projeto, entre R$ 300 (uma peça única pronta) e R$ 1 mil (um modelo complementado com lago, cascata e peixes), é preciso estar consciente de que será necessário fazer todo um paisagismo para “esconder” a estrutura que fica por trás do sistema (mangueiras, filtros e bombas).
Podem ser usados objetos decorativos de jardim (esculturas, por exemplo), bambu, pedras e plantas. “Algumas espécies como copo-de-leite e papyros podem ficar em recipientes de fibra de coco e escondidos com pedras. Também há as espécies de plantas aquáticas como alface d’água e aguapé, dentre outras”, indica o paisagista Paulo Roberto Castellano.
Modelos internos
As fontes também são um recurso muito utilizado para levar a natureza aos ambientes internos. As mais procuradas são as de fácil manutenção. “Com partes desmontáveis, esses sistemas não necessitam de mão de obra, são montadas em vasos ou recipientes cerâmicos, sendo que a água gira dentro destes recipientes”, explica a paisagista Nadia Bentz.
Serviço
Paulo Roberto Castellano (Ecológica Paisagismo), fone (41) 3339-2454.
Daysa Emmanuelle Carneiro (Esal Flores), fone (41) 3091-0408.
Nadia Bentz, fone (41) 3257-8630.