Natureza em metro

O projeto de Rosângela Sabbag propõe samambaias de metro aplicadas ao painel de madeira, deixando a varanda de 9m² atual e cheia de vida. Móveis e decoração da Ikat | GAZETA
Quem um dia não teve uma samambaia em casa? Era um clássico: normalmente uma samambaia de metro, com folhagens até o chão, plantada no xaxim – hoje ameaçado de extinção –, pendurada em correntes em um canto da sala. Elas eram tão populares que, em 1978, Chico Buarque lançou um disco chamado Samambaia, cuja capa tinha uma foto do artista com a planta por trás.
Por causa do uso predatório do xaxim, elas andavam em baixa e aos poucos foram substituídas por outras plantas. Mas, como em todas as modas, as samambaias estão de volta, agora de uma forma sustentável e bem atual, alojadas em vasos de fibra de coco e em painéis verticais.
Para Paulo Roberto Castellano, sócio e paisagista da empresa Ecológica Paisagismo, as samambaias são plantas exóticas, de charme próprio e que dão vida ao ambiente. Elas podem ser incorporadas à salas, varandas e garagens – mesmo quando o espaço é pequeno. Vale lembrar que são folhagens de destaque e que chamam a atenção onde estão. A sugestão de Castellano é aderir ao imbatível lema do “menos é mais”. “Ela não combina com flores nem com todas as plantas. É preciso cuidar para não descaracterizar o ambiente. Eu usaria uma espécie única em um painel.” Segundo o paisagista, essa planta cria uma boa harmonia com o estilo rústico e elementos em madeira.
* * * * *
As populares
A paisagista Rosângela Sabbag, da Toque Natural Paisagismo, comenta sobre algumas das espécies de samambaias mais conhecidas.
Foto 1. AMERICANA (Neprolepis exaltata)
Planta rústica, com 40 cm a 70 cm, de folhas rijas, levemente recurvadas e longas. Normalmente, é cultivada em vasos e jardineiras com terra rica em húmus, sob proteção de terraços e varandas. Tolera baixas temperaturas.
Foto 2. DE METRO (Nephrolepis cordifolia)
Folhas finas e pendentes que atingem até 2 metros. É cultivada em vasos e jardineiras suspensas com terra rica em húmus. Tem certa tolerância ao frio.
Foto 3. RENDA PORTUGUESA (Davallia fejeensis)
De folhas largas e ornamentais, essa samambaia tem entre 20 cm e 40 cm. Determinadas variedades são um tanto pendentes e plumosas. Pode ser cultivada em vasos, floreiras ou fixada em suportes de fibra de coco.
Serviço:
Ecológica Paisagismo. Floricultura Giardini, fone (41) 3336-1918. Toque Natural Paisagismo e Jardinagem.