Mesmo que você more em um apartamento pequeno, o sonho de ter seu próprio refúgio verde – com plantas, bichinhos e até chuva – pode virar realidade. Basta montar um terrário.
Feitos em vasos de vidro transparente, aquários ou até mesmo garrafas pet, os terrários nada mais são do que pequenos ecossistemas que reproduzem, da maneira mais fiel possível, a vida na natureza. Para encontrar o ponto de equilíbrio que vai garantir vida longa ao pequeno jardim, é preciso saber calcular a quantidade de plantas e insetos de acordo com o tamanho do recipiente escolhido e dosar a quantidade de terra, calor e umidade no ambiente. A paisagista Emmanuelle Carneiro e o técnico agrícola Ralph Lago, da Esal Flores, de Curitiba, ensinam como a seguir.
Cuidados básicos
Para montar um terrário, use plantas de pequeno porte ou musgos. “Dê preferência para espécies que gostam de umidade e temperatura constante”, explica a paisagista Emmanuelle Carneiro.
– Pequenas samambaias, musgos, heras, aspargos, avencas e até minilírios podem ser usados. “Tudo depende do tamanho do vaso”, adverte Ralph Lago, técnico agrícola. Suculentas e cactos não são indicados por não gostarem de umidade.
– Como o objetivo do terrário é recriar o que acontece na natureza em versão reduzida, nada mais normal, segundo Lago, do que deixar minhocas, tatuzinhos de jardim e até mesmo formigas viverem nesses ambientes.
– Depois de pronto e lacrado, o terrário começa a reproduzir os ciclos da natureza. “A água que penetrou nas plantas pela raiz vai ser liberada pelas folhas, evaporar, formar gotículas no vidro e cair novamente no solo como se fosse chuva”, explica Emmanuelle.
– Entre os cuidados para manter seu terrário saudável, estão: trocar as plantas se começarem a murchar ou amarelar, não expor ao sol forte e abrir o terrário se o ambiente estiver muito seco, úmido demais ou com muitos insetos.
Material:
– Vidro ou recipiente transparente de boca larga lavado e higienizado com álcool
– Cascalho ou argila expandida
– Carvão vegetal
– Areia
– Terra adubada
– Uma ou mais espécies de planta
– Pedras para decorar
– Cascalho ou argila expandida
– Carvão vegetal
– Areia
– Terra adubada
– Uma ou mais espécies de planta
– Pedras para decorar