Mantenha as plantas saudáveis economizando água

Daliane Nogueira
04/08/2015 12:00
Thumbnail

Medidas simples ajudam a manter o jardim e os vasos sempre lindos, economizando água. Crédito: Freeimages.

Para sobreviver e crescer saudável, uma planta, em geral, precisa de água, luz e uma boa nutrição. Com a crise econômica e a alta no preço da água, é bom ficar atento para economizar esse recurso, mantendo o jardim e os vasos de plantas lindos. Selecionamos algumas dicas dadas por profissionais da Chácara Flor da Suissa e da Design Jardim para ajudar você nessa tarefa.
Crédito: Freeimages.
Crédito: Freeimages.
– Perceba se a planta realmente precisa de rega. Um bom teste é colocar o dedo na terra e ver se ela está seca. Se estiver úmida, deixe para o outro dia.
– Nunca regue as plantas quando o sol estiver muito quente, prefira o início da manhã ou o fim da tarde, quando as perdas por evaporação são menores.
Crédito: Freeimages.
Crédito: Freeimages.
– Use regadores ao invés de mangueiras;
– Reduza a frequência das regas, mas não a quantidade da água. Regas bem feitas estimulam o desenvolvimento das raízes;
Crédito: Freeimages.
Crédito: Freeimages.
– Uma ótima dica para economizar, é usar a natureza a seu favor, captando água da chuva para usar nas plantas. Lembre-se de armazená-la em recipiente fechado. Água da chuva, de acordo com os especialistas, é excelente para as plantas, pois é livre de cloro e outros produtos químicos.
– Restos de água em copos, vasilhas e cozimentos também podem ser aproveitados nas áreas verdes. Só evite as que tiverem adição de sal.
– Antes de regar, coloque os vasos dentro de um balde vazio. Assim, a água em excesso poderá ser armazenada e reaproveitada em outra rega. Antes, porém, acrescente uma colher de desinfetante a cada litro d’água para reduzir o risco de transmissão de pragas;
Crédito: Acquavitta gotejadores.
Crédito: Acquavitta gotejadores.
– Para vasos internos, sistemas de gotejamento (que podem ser feitos com garrafas PET) podem ajudar a garantir umidade sob controle, minimizando perdas.
– Proteger a terra e as raízes com serragem, cascas de árvores, folhas secas ou palha é outra opção para evitar a evaporação excessiva de água. Quanto menos o solo estiver exposto ao sol, melhor .
Crédito: Leticia Akemi / Gazeta do Povo.
Crédito: Leticia Akemi / Gazeta do Povo.
-Agrupe vasos no mesmo canto ao invés de deixá-los espalhados. Dessa forma, a massa de transpiração de uma planta ajudará a equilibrar a umidade da outra .
– Para quem tem um jardim maior, agosto é ótimo para adubar os gramados com misturas de terra e adubo para que ele se fortaleça depois dos períodos de inverno rigoroso. Outra dica é deixar a grama mais alta do que o normal, o que ajuda na retenção de água e protege o solo da perda de nutrientes.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!