Paisagem urbana
Paisagismo e Jardinagem
Cores do outono: paisagismo das cidades para ter as folhas amarelas e vermelhas
O Central Park em Nova York tem o paisagismo preparado para acompanhar as estações do ano. Foto: Bigstock.
O outono tem mais personalidade do que você imagina. São os tons terrosos que invadem a paisagem, as folhas estreladas que se tornam mais evidentes e a queda delas que quebra a monotonia do chão cinza. Diversas cidades pelo mundo tomam partido desse efeito outonal em seu paisagismo e você também pode ter no seu jardim.
Curitiba não é exceção. A arquiteta Ariadne Mattei Manzi, que já esteve à frente da supervisão de planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), relata que existe uma preferência geral daqueles que pensam as cidades por árvores que percam suas folhas durante o outono e inverno. “Como a temperatura tende a cair, a preocupação é facilitar a incidência solar das ruas”, explica. Em Curitiba, por exemplo, o efeito outonal foi levado em conta na arborização da Rua Padre Anchieta. A área da canaleta do expresso é ladeada por plátanos, árvores nativas do hemisfério Norte.
“Isso veste a cidade de novas cores, muda a paisagem e quebra a monotonia do verde”, garante a engenheira agrônoma Erica Mielke, que está na direção do Departamento de Pesquisa e Monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba. A engenheira destaca que aqui, devido à riqueza de espécies de diversos portes, tende-se a favorecer a criação de corredores urbanos arborizados. Enquanto que, no exterior, é mais comum ver árvores típicas de outono em parques e praças, já que o número de espécies é radicalmente menor e o grande porte das árvores não favorece o plantio em vias urbanas. Na Europa, a preocupação é com plantas nativas, que respondem melhor às estações bem definidas e suportam o frio acentuado. “Em Berlim, que tem uma arborização exemplar, no outono todas as folhas tendem a avermelhar e cair. O que gera um problema urbano, já que as pessoas podem escorregar nas plantas. Por isso existem aspiradores monstruosos e equipes responsáveis por coletar as plantas que caem”, conta a arquiteta Maria Helena Paranhos, que reside na capital alemã.
Plantas da estação
Conheça algumas espécies de folhas estreladas que durante o outono assumem colorações terrosas, como o vermelho, o marrom e o amarelo:
-Falsa-vinha (Parthenocissus tricuspidata): também conhecida como hera-japonesa, a planta dá vida a paredes e muros e é amplamente utilizada na Europa. A poda ocorre somente quando os galhos crescem para locais indesejados;
-Bordo japonês (Acer palmatum): nativa do Oriente, a espécie chega facilmente a pelo menos quatro metros de altura. O crescimento é lento e suas folhas são bem largas;
–Extremosa (Lagerstroemia indica): árvore de pequeno porte originária da Índia, mas bastante utilizada em arborização urbana;
–Liquidâmbar (Liquidambar styraciflua): natural dos Estados Unidos e de regiões montanhosas da América Central, a árvore de grande porte, que ultrapassa os 20 metros de altura, é indicada para áreas maiores, como grandes jardins, campos, parques, praças e avenidas.