Jardim em vários planos

Renata Sguissardi Rosa, especial para a Gazeta do Povo
31/05/2012 03:00
Thumbnail

Além da escada, há uma rampa para acesso de pessoas com deficiência. As plantas usadas por Éder Matiolli para ornamentação não têm raízes profundas. Para dar privacidade à area de cima da casa foram colocados cachepôs com palmeiras

Ao comprar e construir em um terreno com desnível sempre surge a dúvida: como aproveitar o espaço externo e evitar acidentes com o solo? Antes de desistir de comprar um espaço assim, saiba que terrenos com qualquer tipo de desnível são o sonho dos paisagistas. “Jardins em terrenos irregulares guardam surpresas, pois não podem ser vistos em sua totalidade. O segredo é como explorar essas surpresas para criar espaços aconchegantes”, conta a designer de exteriores e paisagista Claudia Canales.
Para ela vale a pena investir em um terreno desnivelado, pois ele geralmente tem valor de mercado mais baixo, e apostar em ideias que variam entre a movimentação de terra do próprio terreno, a criação de terraços com deques, o aproveitamento do terraço em deque para embutir uma piscina sem precisar tirar muita terra, ou até colocar uma borda infinita ou de vidro, com um efeito apenas conseguido por meio do desnível. Outra opção ainda é inserir quedas de água que, justamente pelo desnível, ficarão bem naturais. No plantio da vegetação, fica mais fácil explorar as texturas e cores das plantas, pois criam-se planos e uma não esconde a outra. “A vegetação, inclusive, pode ser usada como disfarce para o desnível do terreno”, conta o paisagista Éder Mattiolli.
Apesar de tantos atrativos é importante tomar cuidado com a segurança. “O mais desafiador de trabalharmos nesse tipo de projeto é a acessibilidade. Para resolver essa questão é preciso investir em corrimãos firmes, guarda-corpos, rampas, pisos antiderrapantes, iluminação adequada e vegetação rústica muito bem escolhida para facilitar a manutenção”, completa Claudia. Outra questão importante é a orientação de um profissional habilitado. “Uma consultoria faz toda a diferença no projeto, que pode exigir mais recursos dependendo de sua inclinação”, afirma Éder Mattiolli. Caso não haja recursos suficientes para a contratação de um projeto específico de paisagismo, muitas empresas fazem consultoria gratuitamente indo ao local e orientando sobre a vegetação e obras necessárias para o terreno.
Galeria
Serviço
Claudia Canales Paisagismo, Rua Antonio Scorsin, 1.650, sala 25, fone (41) 3027-3327.
Flora Quatro Elementos, Rua Joaquim Nabuco, 650, São José dos Pinhais, fones (41) 3383-4533 e (41) 8428-7244.