Hora de deixar a piscina pronta para o verão

Gazeta do Povo
27/11/2015 18:33
Thumbnail

Providencia a limpeza e manutenção da piscina para curtir o verão. Foto: Bigstock.

Sol, praia e piscina são uma boa opção para curtir as férias. Quem não tem tempo para ir com mais frequência à praia e não pode manter uma pessoa encarregada para fazer a limpeza, deve aproveitar o período que antecede a tempo­­­rada e fazer a manutenção da piscina.
Água suja e vazamentos são os problemas mais comuns e podem ser resolvidos facilmente. Para limpar a água, existem no­­­vos produtos que, aliados à filtragem, deixam a piscina pronta para um mergulho. Além do tradicional cloro, o ozonizador, ionizador, sanalizador e lâmpadas ultra-violetas são sistemas que também purificam a água. É preciso ficar atento e nunca usar dois tipos de produtos químicos ao mesmo tempo para não haver uma reação que, além de danificar a piscina, cause problemas de pele.
Mesmo quem usa clorador e capa para a piscina, deve aspirá-la antes de usar porque a sujeira fica no fundo.
Piscina do projeto paisagístico assinado por Guto Ciccarino em Guaratuba.<br>Foto: Felipe Rosa / Arquivo Gazeta do Povo.
Piscina do projeto paisagístico assinado por Guto Ciccarino em Guaratuba.<br>Foto: Felipe Rosa / Arquivo Gazeta do Povo.
Filtragem
O filtro deve funcionar o ano todo, com ritmo reduzido durante o inverno. O ideal é que no verão a filtragem seja feita ao menos três vezes por semana, durante quatro ou cinco horas. Para facilitar o trabalho, existem timers, que programam os horários de funcionamento do filtro e custam até R$50.
Deve-se ficar atento ainda aos alagamentos nas casas de máquina. Nessa situação, o motor ativado pelo timer pode até queimar. A troca da areia do filtro deve ser feita a casa dois anos.
Caso a piscina apresente algum tipo de vazamento, não é necessário esvaziá-la para fazer o conserto. Os reparos podem ser feitos em qualquer tipo de piscina e variam desde azulejos quebrados, trincados na fibra e até pequenos furos ou rasgos no vinil.