Elas florescem no inverno

Andrea Torrente, especial para a Gazeta do Povo
27/06/2013 03:14
Thumbnail

Plantas, como a Pluma-de-névoa, atingem seu esplendor justamente nos períodos mais frios do ano | Mel Gabardo

Com a chegada do inverno, a maioria das plantas entra em um período de dormência para recomeçar, com todo vigor, um novo ciclo vegetativo na primavera. Mas algumas delas, como azaléias, gerânios, cerejeiras japonesas, orquídeas e buganviles, atingem seu esplendor justamente nos períodos mais frios do ano, deixando canteiros e vasos floridos. Isso fora e até mesmo dentro de casa, onde algumas flores, como amor-perfeito e a boca-de-leão, levam mais cor àquele cantinho especial, fazendo as vezes de arranjo, panéis e quadros vivos.
As orquídeas estão entre as plantas ornamentais que melhor conseguem se adaptar ao frio do Sul do país: os gêneros cymbidium e phalaenopsis são os que apresentam a melhor floração durante a estação mais fria do ano. “São de fácil cultivo e podem ser colocadas em sacadas de apartamentos”, exemplifica o orquidólogo David Yugue, presidente da associação Amigos do Jardim Botânico de Curitiba. O ideal para que essas flores cresçam e floresçam é colocá-las perto de janelas, em lugar ventilado, mas protegido do sol.
Para manter o jardim colorido durante o ano todo, a paisagista Vera Cortes recomenda colocar algumas plantas de inverno ao lado de plantas de verão: “É importante pensar nisso na hora do projeto para ter uma floração o ano inteiro e um jardim sempre vivaz”. Além de embelezar o ambiente residencial, o cultivo de plantas ornamentais propicia uma atividade relaxante que ajuda no combate ao estresse do dia a dia.
Serviço
Vera Cortes, paisagista, fone (41) 3343 0660.Agradecimento: Regina Rodrigues, proprietária do jardim da foto.
Fique atento
Dicas para cuidar das plantas de inverno:
• Controle a umidade da terra com um dedo ou com um espeto de madeira e regue quando a terra for completamente seca;
• Regue as plantas pela manhã;
• As plantas precisam de nutrientes: adube pelo menos uma vez por mês;
• Aproveite o inverno para uma poda radical: tire os galhos secos e malformados para restituir a força das plantas;