5 dicas para preparar adubo a partir do que você tem em casa
Veja quais produtos você pode usar para fertilizar o adubo em casa. Foto: Bigstock
Cuidar dos vasos de plantas de casa exigem mais atenção do que apenas regar e dosar a luz do sol. Como os nutrientes necessários para o bem-estar das plantinhas são todos vindos da terra, é essencial que ela seja adubada periodicamente para conseguir repor esses elementos na sua composição.
“Cada planta exige um tipo de cuidado, uma frequência e um tipo de adubo”, explica Selma Espanhol, consultora de jardinagem do Espaço Verde Floricultura. Por isso, o ideal é já se informar e conhecer as particularidades da espécie escolhida já na hora da compra, e a partir daí fazer a manutenção em casa. E, por serem naturais, materiais orgânicos podem ser ótimos para isso.
Confira abaixo 5 dicas caseiras para adubar a terra:
Cascas de ovos
Ovos são práticos de misturar à terra quando têm as cascas moídas, facilmente se incorporando ao substrato das plantas. Para isso, basta lavar e secar as cascas antes de quebrar em pedacinhos. Ricas em cálcio, potássio e magnésio, elas funcionam bem para suculentas e orquídeas.
Cascas de banana
A casca da banana é rica em elementos como o fósforo e o potássio. Também pode ser colocada na terra diretamente, cortando pedacinhos da casca e misturando na sua composição.
Cascas de vegetais
Legumes geralmente consumidos sem casca — como abóbora, chuchu, batata e cenoura — geralmente podem ter seus restos orgânicos reaproveitados. Cada um tem suas próprias vitaminas, mas de maneira geral colaboram para o um crescimento das plantas. Assim como a casca de banana, podem ser misturados à terra em pedacinhos, seja no vaso, na horta ou no xaxim.
Água reutilizada
Não é qualquer uma: a água de cozimento de legumes absorve, nesse processo, alguns dos nutrientes dos alimentos. Utilizar essa mistura, além de reaproveitar a água, acaba sendo mais completa do que a água de torneira. Assim, basta regar as plantas com ela.
Borra de café
O nitrogênio e o carbono são abundantes no pó de café depois de passado. Uma boa forma de aplicar o composto é misturar a borra à água e regar com o líquido resultante. Uma opção é deixar o composto descansando por alguns dias, para que água absorva os nutrientes. Além de nutrir a terra, a borra de café também ajuda a manter pragas longe das folhas.