Os dias gelados têm um impacto significativo sobre algumas flores e plantas, especialmente sobre aquelas que são consideradas mais sensíveis e vulneráveis ao frio. Por isso, nesta época do ano, é comum que as pessoas busquem saber como cuidar das flores no inverno.
Além de conhecer as características de cada flor e entender qual é a sua tolerância em relação às temperaturas mais baixas, também é importante conhecer algumas práticas que ajudam a redobrar os cuidados com os jardins e vasos durante a estação mais fria do ano.
Como regra básica, no inverno, é recomendável regar menos as flores e plantas, além de fazer a rega nos horários certos. Afinal, o acúmulo de água pode apodrecer a raiz, como lembra Pedro Melo, CEO e fundador da Melo Flores. “De preferência, é indicado fazer a rega no período da manhã, para que o excesso de água evapore durante o dia”, explica.
Para te ajudar a sanar as principais dúvidas sobre cuidados com as flores no inverno, pedimos ao especialista que destacasse quatro dicas essenciais para se preservar a beleza e a vitalidade das espécies na estação. Confira!
O inverno é o vilão das plantas e flores?
Ao contrário do que muita gente pensa, o inverno não é um vilão quando falamos de flores e plantas. O tempo frio ajuda no desenvolvimento de algumas espécies, como é o caso das plantas que passam por um tipo de hibernação durante a estação para, em seguida, brotarem na primavera.
No entanto, existem flores e plantas que sofrem com as baixas temperaturas, com os ventos e com a redução da luminosidade na estação. Por isso, para cuidar das flores no inverno, a regra número um é deixá-las em um ambiente que tenha mais incidência de luz solar.
“O ideal para esses dias mais frios é deixar as flores em um local que tenha sol, com uma boa luminosidade. Porém, se o local for aberto, é importante tomar cuidado nos dias de chuva”, orienta Melo.
Ainda de acordo com o especialista, é fundamental não pecar pelo excesso de adubo, água e poda. O inverno exige equilíbrio na hora de cuidar das plantas.
4 dicas para cuidar das flores no inverno
1. Preste atenção ao adubo
Para adubar as flores e plantas no inverno, você deve prestar atenção na frequência e quantidade. “No frio, o metabolismo das plantas fica mais lento, e elas não absorvem todos os nutrientes dos adubos. Isso pode atrapalhar o desenvolvimento das flores”, explica Pedro Melo.
Para um bom resultado, é indicado investir em adubos específicos para essa época do ano. Além disso, é importante afofar a terra, já que isso melhora a oxigenação do solo, além de ajudar na absorção de água e luz. Mas tome cuidado para não cavar tão fundo a ponto de machucar a raiz.
2. Faça a poda regular
“No inverno, a poda das folhagens, plantas e flores é fundamental para a remoção de galhos e folhas que estão secas. Assim, eles não vão prejudicar a penetração de nutrientes, luz solar e ar no solo”, destaca o especialista.
3. Saiba regar as espécies corretamente
As temperaturas mais baixas diminuem a evaporação da água. Por isso, durante o inverno, é válido reduzir as regas.
“Isso vai depender muito de cada tipo de flor, mas o ideal durante o inverno é regá-las, pelo menos, uma vez na semana. Caso observe que a terra está seca, pode regar duas vezes na semana”, orienta Melo.
Na prática, isso significa que, para fazer a rega na medida certa, é preciso prestar mais atenção às plantas e flores, para ver se a terra está fofinha ou muito ressecada.
4. O que fazer nos dias mais frios
Essa é uma das principais dúvidas das pessoas que cultivam flores e plantas. Será que nos dias mais frios é necessário mudar o vaso de lugar ou cobrir os jardins?
“É importante deixar as plantas em um local em que possam respirar e tomar sol. Porém, no inverno, os ventos ficam mais fortes e, nesse caso, é bom levá-las para um lugar coberto, pode ser dentro de casa mesmo. A orientação é colocar as flores em um local que tenha boa luminosidade. Isso vai ajudar a mantê-las bonitas e saudáveis”, responde Pedro Melo.
Flores que gostam do inverno
Algumas espécies de flores se adaptam bem às baixas temperaturas e exigem menos cuidados durante o inverno. Entre elas estão orquídeas, lisianthus, astromélias, copos de leite e lírios.
Por outro lado, algumas espécies são mais indicadas para cultivo durante o verão e climas mais quentes, como é o caso das rosas, flores do campo, begônias, gérberas e alguns tipos de orquídeas que são mais sensíveis às baixas temperaturas.
A recomendação para acertar na escolha e ter flores bonitas e saudáveis é conversar com os especialistas da floricultura antes de fazer a compra, além, é claro, de colocar em prática as dicas de cuidados com as plantas em casa e nos jardins.