Cantinhos para curtir e relaxar

Por influência cultural, os clientes indianos queriam um espaço com muitas plantas e flores, onde pudessem tomar chá e receber visitas. Giselle Marques criou o pergolado para atender a essas necessidades
Nem só de jardim vive a área externa de uma casa ou apartamento. As possibilidades são as mais variadas – de ambientes para relaxar, passando por espaços lúdicos para as crianças a pontos de encontro de toda a família. “Podemos criar muitos espaços diferentes na área externa. Hoje, com a valorização do contato com a natureza, isso está muito em alta”, afirma a arquiteta Claudia Canales.
O que determinará o papel do espaço externo é a necessidade do proprietário e fatores naturais. “Tudo tem de ser levado em consideração”, diz a arquiteta e paisagista Giselle Marques. A profissional lembra que ambientes ao ar livre são extremamente mutáveis, estando expostos a temperaturas e iluminação diferentes durante todos os dias.
As plantas que serão colocadas no espaço também precisam ser avaliadas. “Há vegetação que não se adapta ao vento e outras que têm um grau de toxidade, por exemplo”, salienta Claudia. Mas, de modo geral, as espécies que têm sido mais usadas são: fórmios, podocarpo, cicas, bromélias, palmeiras e jasmim.
O tipo de solo, por outro lado, influencia nos materiais que serão usados para restituir o espaço. Mas o estilo do projeto é que vai mostrar as escolhas. “No caso de um jardim naturalista, podemos usar bolachas de madeira, junto ou não de pedriscos. Em um projeto com estilo mais contemporâneo, uma opção é o piso de pedra”, recomenda Giselle. Entre outras opções, estão piso drenante, deque, areia e seixos.
O tamanho do local é o fator menos relevante na hora de executar um projeto. Claudia afirma que é possível criar ambientes interessantes independente da metragem e Giselle recomenda que áreas pequenas tenham um ponto prioritário, para que haja harmonia. “É preciso entender que, às vezes, não conseguimos colocar no espaço tudo o que gostaríamos.” Já em áreas maiores é possível optar por plantas de grande porte, que impactam mais.
Fique atento
Para espaços ao ar livre, é preciso investir em móveis específicos. Confira algumas dicas
• Peças de plástico devem ser evitadas. Com o tempo, elas podem rachar e perder a cor.
• Em móveis de madeira, a manutenção deve ser anual com produtos impermeabilizantes.
Serviço
Claudia Canales, Claudia Canales Paisagismo, blog claudiacanales.blogspot.com e fone (41) 3027-3327. Giselle Marques, Arquintal Paisagismo e Design de Exteriores, fone (41) 9222-9008 ou giselle@arquintal.com.br