Decoração viva
Paisagismo e Jardinagem
Bonsai: saiba como cuidar e introduzir essa técnica milenar na decoração
São inúmeros os benefícios do contato com a natureza no cotidiano. Ele ajuda na diminuição do estresse e da ansiedade e estimula a criatividade e a disposição. E existem diversas formas de colocar plantas na decoração dos ambientes internos, sendo uma das mais tradicionais e interessantes o cultivo de bonsai. Considerado uma arte milenar, originário dos países asiáticos, ele permite o cultivo de árvores reais em tamanho miniatura.
Para você saber mais sobre a técnica, conversamos com Andreo de Freitas, especialista da Esalflores, uma das principais floriculturas e garden center do país. O especialista explica tudo sobre o bonsai e os cuidados necessários para o seu cultivo. Confira!
O que é bonsai?
Bonsai é uma técnica asiática, desenvolvida especialmente no Japão. O termo pode ser traduzido como “plantado em uma bandeja”, que é justamente a proposta do bonsai. Com este método, é possível cultivar árvores em miniatura em vasos ou pequenos recipientes.
Diferentemente das plantas convencionais do Ocidente, a árvore plantada em vasos combina com qualquer ambiente e permite a criação de propostas superoriginais de decoração.
Estima-se que a técnica tenha chegado ao Brasil na década de 1950. No entanto, o bonsai já existe desde 700 d.C. A técnica foi desenvolvida com influência direta do zen-budismo japonês. Por se tratar de uma decoração viva, ela exige muitos cuidados.
Bonsai é uma técnica, e não uma espécie
Os bonsais não são espécies naturais que ficam pequenas, mas sim uma técnica que “ensina” as árvores a crescerem e a se desenvolverem de forma limitada. Ou seja, não se trata de uma mutação genética, mas sim de uma adaptação para que as mais diferentes árvores que crescem em tamanho reduzido.
Na prática, estamos falando de árvores normais, que são treinadas para que se desenvolvam como anãs, sem que haja qualquer modificação em laboratório. Todos os processos do bonsai são induzidos pelo ser humano. Para isso, muitas etapas precisam de atenção.
Em primeiro lugar, o vaso onde a árvore será plantada deve ser pequeno e ter pouco substrato, o que impacta profundamente no desenvolvimento da raiz. Além disso, as mudas são amarradas durante o crescimento, o que acaba moldando o seu formato.
As folhas da árvore devem ser constantemente podadas e completamente retiradas durante certas épocas do ano, para que ela seja obrigada a criar novas ramagens, que, por conta dos estímulos, crescem em tamanhos reduzidos.
Toda a criação e ensaio do bonsai demoram anos para serem finalizados. Depois desse processo, a pequena árvore se torna uma decoração permanente, desde que receba os cuidados necessários para sua manutenção.
Tipos de bonsai
A possibilidade de moldagem permite que diversos visuais sejam criados. A técnica pode ser executada com tranças e entrelaços, e até mesmo o tronco pode ser estilizado ou contorcido.
São diversas versões de bonsais, que vão desde as elaborações mais simples até os troncos que parecem esculturas artísticas. Independentemente da proposta, o bonsai fica lindo e pode ser colocado em diversos ambientes. Hoje, é possível encontrar bonsais coloridos, com folhas vibrantes e alguns até com pequenos frutos.
Quais árvores podem ser cultivadas como bonsais?
Segundo Andreo de Freitas, o bonsai pode ser feito com espécies de árvores frutíferas e que dão flores, mas também é possível encontrar bonsais de pinheiros e coníferas, árvores decíduas e muitas outras espécies.
“Entre as espécies mais comuns, estão os bonsais de figueira, de junípero, de bordo, jabuticaba, acerola, cerejeira, amoreira, romã, ipê, pitanga, araçá e azaléia”, afirma o especialista.
Cuidados com o bonsai
Os bonsais são árvores bem diferentes, e exigem cuidados muito específicos em casa, diferentemente de outros tipos de plantas mais convencionais. Isso não significa que é difícil manter o bonsai em casa, mas a atenção com a árvore precisa ser redobrada.
O primeiro cuidado importante é em relação ao local onde você pretende deixar sua árvore anã. Se a ideia é manter a espécie em ambientes internos, compondo a decoração da casa, o ideal é buscar um cômodo com bastante incidência de luz solar.
“Os bonsais precisam de muito sol e devem sempre estar úmidos. Se ficarem secos, perdem suas folhas e podem morrer. Porém, o excesso de água também pode ser prejudicial e causar fungos”, comenta Andreo.
O ideal é que as árvores fiquem próximas às janelas, para que recebam incidência solar direta por, no mínimo, 3 horas todos os dias. O ambiente ideal para esse tipo de planta é o que oferece luz solar e ventilação suficiente. Uma dica do especialista é observar a cor das folhagens. “Se as folhas estiverem amareladas é sinal de que há muita água”.
Em relação à frequência de rega, o profissional destaca que é necessário se atentar ao nível de umidade da planta. “Para garantir a quantidade de água ideal, o indicado é submergir o vaso até o início do tronco em um balde ou vasilha com água até borbulhar, e então retirá-lo”, explica.
O bonsai na área externa
Se você escolher deixar o seu bonsai do lado de fora de casa, é preciso ter cuidado com as influências climáticas mais drásticas. Por mais que se trate de uma árvore, ele é muito mais delicado e frágil do que as espécies convencionais.
Proteja o bonsai da exposição constante ao sol e não permita que ele tome chuvas muito fortes ou geadas. Essas condições podem prejudicar a árvore, enfraquecendo sua estrutura.
Embora o vaso seja um recipiente pequeno, sem espaço para o desenvolvimento amplo das raízes, elas ainda são elementos essenciais para a saúde e vida do bonsai. Ou seja, os cuidados com as raízes são fundamentais. A adubação é um item indispensável para o solo. O melhor é adubar a terra com húmus de minhoca, que ajuda a manter o nível adequado de umidade.
Neste sentido, conhecer a espécie da árvore é muito importante, já que cada uma pode demandar uma adubação própria com fósforo, potássio, nitrogênio e nutrientes específicos.
Lojas de jardinagem e floriculturas vendem diversos tipos de adubos. Você pode solicitar as orientações para a sua espécie nesses locais, garantindo uma compra mais assertiva.
É importante estar atento também aos intervalos de adubação. No geral, bonsais que ficam dentro de casa podem ser adubados mais vezes. Agora, os que ficam em ambientes externos devem ter um espaçamento maior de tempo.
Ainda falando sobre adubo, um detalhe muito importante é a respeito da saúde da planta. Se a árvore apresentar alguma doença ou praga, ela não deve receber adubo.
O controle das pragas é bem simples nas árvores desse porte. Na maior parte dos casos, o uso de pó de fumo diluído em água é suficiente para afastar pequenos invasores.
Faça a poda do bonsai
Não é só durante o preparo do bonsai que as podas são importantes. Como ele continua vivo, suas folhas vão crescer e, se você não cortá-las, corre o risco de perder o formato da árvore.
Você vai perceber que algumas espécies têm a tendência de crescer mais para cima ou mais nas bordas. Então, molde o bonsai de forma periódica para manter a beleza da planta.
Custo
Mesmo que pareça superraro, o bonsai tem um preço acessível. O especialista Andreo de Freitas, da Esalflores, explica que quanto mais antiga a árvore, mais cara ela será. No entanto, existem modelos a partir de R$ 100 nas floriculturas.