Belas adormecidas

Maria Carolina Caiafa, especial para a Gazeta do Povo
02/06/2011 03:32
Thumbnail

A casa da paisagista e decoradora Elenice Knick tem inúmeras coníferas, amores perfeitos, estrelícias e lavandas. O paisagismo combina com o estilo neoclássico da residência

O inverno é o período de descanso para as flores. É quando as plantas se resguardam de energia, para que na primavera possam florescer, frutificar e se manter bonitas durante mais tempo. Já para quem tem um jardim é o momento de preparar os canteiros e, assim, garantir um paisagismo ainda mais exuberante na primavera.
Para os aficionados por flores e seu colorido, uma boa notícia. Segundo a paisagista Leila Foggiato, existem espécies que desabrocham nesta época do ano e outras que conseguem se adaptar bem às baixas temperaturas, ao vento e à geada. É o caso do amor-perfeito (Violaceae), das azaléias (Rhododendron), do cipó-de-São-João (Pyrostegia venusta) e da calliandra (Fabaceae), que podem adornar canteiros e pergolados nos dias mais frios.
Mas a paisagista Diacuy Crema defende uma proposta diferente: que tal assumir as folhas caídas e capins dourados, inspirando-se na atmosfera outonal de lugares famosos como Nova York ou no inverno europeu repleto de coníferas. Combina com o clima de Curitiba e é uma alternativa para evitar a monotonia, adotando tons que diferem da primavera/verão, justifica a especialista em jardins.
Rega
Apesar de ocorrer uma menor evaporação de água durante o inverno, quem tem um jardim não pode se esquecer de regar a vegetação (inclusive a grama) no período. Os vegetais continuam necessitando de água. “Para medir a umidade, use a sensibilidade das mãos”, salienta Vera Ros, coordenadora do curso de Paisagismo do Centro de Educação Profissional de Decoração, Paisagismo e Artes do Paraná (Cepdap).
Fique atento
Confira os cuidados que devem ser tomados com o jardim durante o inverno, segundo as paisagistas:
Pragas
O período mais frio do ano é o melhor momento para eliminar pragas como a erva de passarinho que ficam mais visíveis, principalmente em árvores que perdem as folhas. Quando o outono-inverno é úmido e chuvoso, é comum a proliferação de fungos, demandando atenção permanente.
Gramas
Para uma grama bonita e saudável não é aconselhável fazer coberturas com terras, que normalmente vêm contaminadas com pragas. O ideal é usar areia ou comprar produtos especializados e esterilizados para a cobertura de gramado. Também é importante fazer furos para a aeração do gramado. No caso do corte, aconselha-se retirar apenas 1/3 da grama. Isso é o necessário para que a planta fortifique e cresça.
A espécie São Carlos se adapta melhor às condições de Curitiba.
Limpeza
Não é aconselhável fazer podas e bruscos cortes no inverno: a velocidade de cicatrização é menor. Use as mãos para fazer uma limpeza delicada, retirando folhas secas e contribuindo para a aeração.
Adubação
Deve ser evitada a adubação. Os produtos só devem ser usados em espécies que florescem nesta época do ano, pois estimulam a planta. Já a correção dos solos pode ser feita nas estações frias.
Serviço:
Leila Foggiat, (41) 3077-9293
Diacuy Crema, (41) 3266-1901
Vera Ros, (41) 3079-1902 / 8864-9824