Montar um lago artificial para compor o jardim é mais fácil do que você imagina
Foto: Gênesis Ecossistemas / Divulgação
Montar um lago artificial não é um bicho de sete cabeça como parece. Além de servir como decoração do jardim, pode estocar a água da chuva, como uma cisterna, economizando o recurso para o uso em algumas atividades domésticas.
Não há um tamanho ideal para largura e profundidade, o que a pessoa deve saber é se haverá peixes ou não, no entanto, recomenda-se que a borda tenha 15 cm.
O paisagista e diretor da Ecológica Paisagismo, Paulo Castellano, explica que o primeiro passo é a escavação do terreno que pode ser assimétrica e irregular. Além disso, é necessário escavar mais no lugar onde será feita a cascata, onde é recomendada a instalação de uma moto bomba para que tenha vazão e consiga bombear a água através de um tubo de PVC que ficará entre as pedras, para que ela flua e dê um efeito de cascata. Outra função da moto bomba é evitar que microrganismos deixem o lago esverdeado.
Para a decoração, Castellano conta que é ecologicamente incorreto utilizar pedras dos rios e recomenda as pedras-ferro e as de revestimentos de paredes, por exemplo.
Há três formas de se fazer um lago: com manta asfáltica, cimento ou lona. No entanto, a menos complicada e prática é a lona plástica. Moldada à escavação, o plástico deverá ser colocado e reforçado com pedras até a beira do lago.
A HAUS fez um levantamento e os preços para fazer um lago ornamental vão de R$ 1.500,00 a R$ 3.500,00.