O quadro vivo de suculentas é uma ótima opção para pequenas varandas e sacadas, ou mesmo em ambientes internos. Além de personalizar a casa, o quadrinho também é uma boa opção de presente para as festas de fim de ano.
A HAUS convidou Isabel Schneppendahl, proprietária da Bela Suculenta, para ensinar a fazer a peça em casa. Ela conta que é fácil de fazer e de cuidar do quadro vivo. Para manter as plantas saudáveis, basta deixá-las em um espaço que recebam luz solar direta (se não for possível, escolher um local com bastante claridade), e regá-las com cuidados e pouca água.
Outro cuidado necessário é em relação ao quadro de MDF que deve estar abrigado da chuva. O quadro pode ser substituído por madeira, material mais resistente para áreas externas.
Veja o passo a passo para montar o quadro com suculentas
Lista de materiais
-Base em MDF
-Tela (de plástico ou aço)
-Borrifador
-Musgo verde
-Musgo branco
-Cola quente
-Palitinhos
-Alicate de poda
-Tesoura
-Tela (de plástico ou aço)
-Borrifador
-Musgo verde
-Musgo branco
-Cola quente
-Palitinhos
-Alicate de poda
-Tesoura
Passo a passo
Primeiro é necessário passar uma base seladora, que pode ser encontrada em casas de artesanato, no MDF para deixá-lo mais resistente. Também pode pintar o MDF da cor que preferir. Isabel acredita que o branco é uma boa opção, porque destaca os tons das suculentas.
Com a base de MDF pronta, começa a etapa de colocar o musgo dentro. Pega um pouco de musgo branco (uma mão) e, com auxílio do borrifador, umedece e aperta o musgo para ir acomodando dentro do quadro. O trabalho deve ser feito aos poucos, até o quadro ficar totalmente cheio de musgo.
Depois, é inserida a tela (de plástico ou aço) no espaço onde seria colocado o vidro do quadro. Com a inserção da tela, o musgo pode sair um pouco do lugar e Isabela recomenda utilizar o palitinho para acomodá-lo dentro do quadro novamente.
Chega então a hora de colocar as suculentas. A planta deve ser cortada com alicate de poda pela base e inserida no quadrinho. O ideal é que haja um caule para facilitar a inserção no quadro, mas se a planta estiver muito próxima do vaso é necessário tirá-la da terra (retirando também o excesso de raiz) e, então, colocá-la no quadro. Para inserir a suculenta no quadro, Isabela indica usar o palito e fazer um pequeno buraco no quadro, afastando o musgo, exatamente na região onde aquela suculenta será colocada. Então, deve-se passar cola quente no caule de suculenta e aplicá-la no quadro. Esse processo deve ser repetido até completar o quadro.
Quando todas as suculentas estiverem devidamente acomodadas, vem o acabamento com o musgo verde. Essa etapa é opcional, mas é indicada para preencher os espaços entre uma suculenta e outra, deixando o trabalho mais bonito. Basta passar cola quente no musgo verde e colocá-lo no espaço desejado.
Manutenção
Para manter as plantas do quadro saudáveis, é necessário regá-las com pouca água. Isabela indica regar uma vez por semana e nunca molhar em cima das folhas das suculentas.
Com um borrifador, basta espirrar água algumas vezes na base da planta. Também é possível regar o quadro de suculentas utilizando uma seringa, aplicando a água também na base.
Isabela comenta que a cada seis meses é interessante utilizar o adubo foliar, aquele que é espirrado diretamente na folha e encontrado facilmente em floriculturas.