Cultivar um pomar no quintal pode ter várias motivações, como reviver o doce gosto das aventuras infantis, quando a transgressão de roubar a fruta do vizinho era permitida. “Alguns querem para cozinhar, outros para resgatar uma lembrança da infância. Os pedidos são vários, o mais comum é o limão para usar na cozinha”, explica o paisagista Gilberto Matter.
Gilberto trabalha com paisagismo há 32 anos e afirma que um bom pomar deve ser projetado nos mínimos detalhes para que as árvores dêem frutos regularmente. O projeto começa pela avaliação do espaço disponível e do solo onde será feito o plantio. Uma avaliação errada do espaço e das espécies escolhidas pode trazer problemas depois. “Pode quebrar uma calçada, um muro, dar problema no encanamento, uma série de erros. É o que eu chamo de paisagismo perigoso”, diz Gilberto.
Frutos da paciência
Avaliado o terreno e escolhida a árvore a ser plantada, entra em campo a paciência. Uma frutífera floresce em média uma vez por ano. “É fundamental conversar com o paisagista antes, porque a árvore vai ficar praticamente o ano inteiro sem frutas. Se é apenas um entusiasmo de momento, o cliente desiste por causa disso”, afirma o paisagista Wolfgang Schlögel.
Tratar bem a planta escolhida também é importante para que ela vingue e produza normalmente. Em alguns casos, a árvore não morre, mas não produz frutos porque não foi bem cuidada durante o desenvolvimento. O ideal é que a frutífera seja plantada em uma área externa que pegue sol e a adubação também é importante. O mesmo vale se você optar por uma dessas árvores em apartamento. O ambiente escolhido deve ser sempre externo. Nesse caso, as árvores são acomodadas em vasos e o ideal é escolher espécies que se adaptem bem ao pouco espaço.
Wolfgang sugere que as árvores frutíferas componham com outros elementos, como flores e plantas verdes. “Você pode usar tons mais vibrantes, flores diferentes”, afirma. “O importante é valorizar essa frutífera”. Outra sugestão é transformar esse ambiente externo em uma sala de estar alternativa, com uma mesa debaixo das árvores, um guarda-sol, uma rede e outros itens que possam oferecer qualidade de vida aos moradores.
Serviço:
• Paisagismo Brasil (Gilberto Matter), Rua Gonçalves Dias, 609, Batel. Fone (41) 3243-0863, e-mail pid@paisagismobrasil.com.br
• Wolfgang Schlögel, fone (41) 9628-8909, e-mail wolf.projetos@gmail.com
• Wolfgang Schlögel, fone (41) 9628-8909, e-mail wolf.projetos@gmail.com