Organização

Vai reformar a casa? Saiba como proteger o piso durante a obra

Sharon Abdalla
Sharon Abdalla
24/07/2017 14:45
Thumbnail

Em alguns tipos de obras somente a lona ou papel jornal não serão suficientes para proteger o piso durante a obra. Foto: Bigstock.

Manter a sujeira e os respingos de massa, tinta e gesso longe do piso durante uma reforma é tarefa quase impossível. Por isso, antes de começar a obra, é fundamental atentar para a proteção do revestimento, que pode sofrer danos irreparáveis e fazer com que o resultado final não seja satisfatório.
Entre eles estão a possibilidade de manchas, riscos e trincas, que podem danificar de cerâmicas e porcelanatos a mármores e pisos de madeira. Além do retrabalho e do atraso na conclusão da obra, tais incidentes elevam o custo da reforma devido à necessidade de se lixar ou até mesmo substituir o revestimento.
“O material para a proteção do piso não é caro e, caso aconteça algum acidente, o gasto para a troca ou o reparo será maior. Às vezes, as peças de reposição nem são encontradas pelo fato de o piso já estar fora de linha”, alerta Leandro Escorsim, sócio-diretor das lojas Água Verde e Ecoville da Doutor Resolve.

Lona e jornal

Apesar de muito utilizado, o tradicional jornal não está entre as opções recomendadas pelos especialistas em reformas para a proteção do piso. Isso porque ele costuma rasgar com facilidade e pode “caminhar” sobre o revestimento, deixando partes do piso desprotegidas.
Renovations. Painting tools and floor protected by plastic.
Renovations. Painting tools and floor protected by plastic.
“O mesmo acontece com a lona”, compara Alexandre Osser, sócio fundador da Salvabras, empresa que trabalha com soluções de proteção para a construção civil, transporte e setor moveleiro.
Assim, se você optar por utilizar uma dessas proteções, certifique-se de que ela esteja bem instalada – prendê-la com fita crepe pode ajudar neste sentido – e que todos os cantos do piso estejam cobertos. Isso evita aborrecimentos futuros.

Proteção extra

Na opinião de Escorsim, os materiais mais indicados para a proteção do revestimento são o papelão corrugado (que apresenta uma face lisa e outra ondulada) ou os do tipo “Salva Piso”. “Eles são mais resistentes”, aponta.
Elaborado especificamente para a proteção de pisos durante a obra, o Salva Piso é uma espécie de manta composta por papel kraft impermeável e plástico bolha de alta resistência, que não estoura sob pressão, como ocorre com sua versão mais “popular”.
“Se uma ferramenta leve, como uma chave de fenda, cair sobre o piso, ele irá absorver o impacto. Além disso, a proteção não desliza pelo chão, como ocorre com outros tipos de materiais”, explica Osser, da Salvabras, dona da marca Salva Piso.
Para os revestimentos de madeira, a empresa oferece uma segunda versão do produto. Ela conta com uma terceira camada, de TNT, que absorve a umidade e evita manchas na superfície. O produto é comercializado nas casas especializadas do ramo em bobinas de 5m, 10m, 15m ou 25m lineares x 1,2 m de largura. O preço do m² do produto gira entre R$ 4 e R$ 5 reais, de acordo com Osser.

LEIA TAMBÉM