Organização
Vai decorar o lado de fora da casa no Natal? Confira recomendações para árvores públicas
Instalar luzes e decoração de natal em árvores públicas requer atenção com segurança (Fotos: Pedro Serápio/Gazeta do Povo) | GAZETA
Em época de Natal, é bastante comum ver lugares em que a decoração natalina extrapola os limites dos muros. Moradores e comerciantes aproveitam as árvores públicas – sejam pinheiros ou não – para instalar enfeites e luzes, tudo para celebrar a data festiva.
As árvores decoradas embelezam ainda mais as ruas, mas é importante que tudo seja feito com muito cuidado. Além da segurança na hora de subir nas árvores, outros fatores podem causar acidentes e precisam ser avaliadas. O gerente de segurança do trabalho da Copel Distribuição, Oneil Schlemmer, destaca que o maior problema desse tipo de instalação está nos choques elétricos. “É recomendável utilizar um cabo específico para instalações externas, e que preferencialmente fique suspenso, para evitar tropeços ou rompimentos”, explica.
Outro ponto de atenção é a qualidade dos materiais utilizados. Oneil explica que decorações com fiação mais robusta são mais resistentes, e mais indicadas para espaços externos. Também é importante que a área onde está a tomada seja isolada e protegida contra a chuva, evitando curto-circuito. Por fim, é importante que a decoração esteja longe da fiação de postes. “Não se deve instalar nada próximo da rede, e evitar utilizar materiais condutores, como hastes metálicas. Em caso de descarga elétrica, o choque pode ser fatal”, diz Oneil.
Sobre a legislação em relação a esse tipo de decoração, qualquer coisa que ofereça risco ao meio ambiente e às pessoas, ou que gere denúncia por parte da população, é passível de punição. “É importante frisar também a proibição de utilizar postes da Copel para qualquer fim”, completa Schlemmer.