Organização

Conheça a faxina de fim de ano, tradição japonesa, que garante casa limpa e alma renovada

Bruna Junskowski*
20/12/2018 11:00
Thumbnail

Fotos: Noguchidental.seesaa.net/Reprodução

Uma das razões que faz o fim de ano ser tão esperado e celebrado é a tradição que promete o começo próspero de um novo ciclo. Na cultura japonesa não é diferente. O “oosouji” consiste no costume de limpar a casa inteira como forma de purificação e é um dos principais preparativos para a virada do ano no Japão.
(Foto: noguchidental.seesaa.net)
(Foto: noguchidental.seesaa.net)
Oosouji significa “a grande faxina” e não se trata de um ritual, mas de uma tradição que pede a limpeza completa não apenas da casa, mas do trabalho e dos templos. De acordo com Naoki Hagihara, administrador da Associação Cultural Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei), o oosouji permite o cuidado em todas as repartições da vida. “É uma tradição de séculos e ajuda a virar o ano não só com a casa limpa, mas também com a alma”.
Empresa japonesa convoca funcionários para participarem do osouji (Foto: seinenbu.main.jp)
Empresa japonesa convoca funcionários para participarem do osouji (Foto: seinenbu.main.jp)
Na Aikido Shugyo Dojo, academia de arte marcial japonesa, a tradição é levada a sério e todo o grupo participa da limpeza da academia no fim do ano. Para Gilberto Machado Marecos, sensei da Aikido Shugyo Dojo, a decisão de aderir ao oosouji se trata de um resgate à tradição e também é uma forma de unificar o grupo. “É algo tão bonito e não pode se perder. É útil e também ajuda a socializar e limpar o espírito”, conta.
(Foto: dekunobou36)
(Foto: dekunobou36)
Embora não haja nome no Brasil, a faxina caprichada de fim do ano também é tradição. Segundo a personal organizer, Irene Cristina Loureiro, o serviço de limpeza em casas cresce exponencialmente nesta época do ano. “Tem a ver com o bem estar, produtividade e energia. E é a ação que mais faço na casa dos meus clientes nesse período”, explica.
*Especial para Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM