Organização
Sete dicas definitivas e práticas para organizar o seu guarda-roupa

Separação das peças deve levar em consideração a rotina e a frequência de utilização. Foto: Bigstock
Estamos no início do segundo semestre e a previsão é que a temperatura melhore daqui para frente. Neste período de transição, muitas pessoas gostam de organizar a vida para a segunda metade do ano. Um bom jeito de começar é organizando o guarda-roupas. Livrar-se do que não é mais útil, colocar cada peça em seu lugar e, o mais difícil, manter a organização. Para ajudar, fizemos uma lista de dicas, com a ajuda de Rita Patron, designer de interiores e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo.
Antes de colocar a mão na massa, ou nas roupas, Rita aconselha uma avaliação da rotina, para que a arrumação seja eficaz e dure. “Todas as roupas utilizadas com maior frequência devem ficar ao alcance das mãos e dos olhos. Assim, você perde menos tempo para se vestir”, explica. Além disso, com um guarda-roupas organizado tem-se um controle melhor das peças disponíveis. Isso gera economia, uma vez que basta um olhar para saber o que é preciso comprar, evitando gastos desnecessários. Confira as dicas:
1) Descarte

O primeiro passo é descartar tudo o que não serve mais, o que não está sendo usado e aquilo que possui algum defeito que não pode ser consertado. Sempre é melhor iniciar pelo maleiro e pelas prateleiras superiores. Retire tudo e faça uma classificação (por modelo e por usos, por exemplo). A dica da designer é fotografar cada peça para catalogar.
2) Crie categorias

Depois deve-se definir o que fica nas gavetas e prateleiras, e o que vai para os cabides. A orientação de Rita é deixar roupas de tecidos delicados, casacos, blazers, jaquetas, saias e vestidos nos cabides. A padronização pode ser por tipo de peça, cores e estações. Além de conservar melhor as roupas, os cabides proporcionam harmonia visual.
3) Gavetas

Nas gavetas ficam as peças de lã, de linha, camisetas de malha, peças de algodão, jeans, pijamas, camisolas e roupas íntimas. Algumas peças podem ser organizadas nas gavetas em formato de cascata, uma sobre a outra, de forma que todas possam ser vistas. De acordo com a professora, as peças sempre ficam melhores dobradas e organizadas ao invés de enroladas, ajudando, inclusive, na durabilidade.
4) Caixas e nichos são bem-vindos

Se não tiver prateleiras ou cabides suficientes, melhor utilizar cestos ou caixas com etiquetas para facilitar a localização. Existem diversos tipos de caixas que podem transformar as prateleiras em gavetas, facilitando, assim, o acesso e a manutenção da organização.
5) Separe peças pequenas

Alguns utensílios disponíveis no mercado auxiliam na hora de organizar o guarda-roupa e otimizar espaço. Colmeias organizadoras permitem que peças pequenas, como lingeries, permaneçam organizadas. Também é possível fazer essas colmeias com papelão ou outro material estruturado.
6) Capas protetoras são boas aliadas

As roupas de festa, menos usadas, devem ficar guardadas com capas protetoras. Elas deixam a poeira longe da roupa delicada e a protege da luz, contribuindo para manter a peça linda por mais tempo.
7) Prateleiras para os sapatos

Para a organização dos sapatos, o melhor é a utilização de prateleiras. Elas ajudam na separação por categorias: sapatos casuais, de festa, tênis e botas. As deslizantes são as mais recomendadas. Se for projetar um guarda-roupa, prefira manter os sapatos longe das roupas e preveja a circulação do ar.
*Colaborou Lívia Mattos /
Publicada em 22/07/2017.
LEIA MAIS