Organização

Inmetro reprova cinco marcas de furadeiras e serras tico-tico

HAUS
13/11/2017 20:44
Thumbnail

Black & Decker, Germany AG , Good Year, Dexter e Hammer apresentaram falhas. Foto: Pixabay/Reprodução

O Inmetro revelou problemas em cinco marcas de ferramentas elétricas em uma avaliação de 12 dispositivos, sendo oito furadeiras elétricas com função de impacto (projetadas para fazer furos em concreto, pedra e outros materiais) e quatro serras tico-tico.
As furadeiras das marcas Black & Decker, Germany AG e Good Year apresentaram imperfeições, enquanto a Dexter demonstrou falhas na serra de tico-tico. Ambas as ferramentas da marca Hammer foram reprovadas em algum quesito.
Diante dos resultados encontrados, o Inmetro se reunirá com as empresas para que as medidas de correção sejam tomadas.
A avaliação analisou se os produtos eram acompanhados por manuais de instrução com as informações básicas necessárias para a utilização correta e segura dos dispositivos, conforme prevê a norma técnica. Nesta categoria, duas marcas de furadeira (Good Year e Hammer) e uma marca de serras foram reprovadas (Hammer).
Além disso, testes verificaram a durabilidade das ferramentas elétricas. Após os ciclos de atividade e repouso, a ferramenta não pode apresentar nenhum risco elétrico ou mecânico ao usuário. Neste caso, foram consideradas não conformes duas marcas de furadeiras (Black & Decker e Einhell Germany AG) e uma de serra (Dexter).
As marcas que não apresentaram nenhum tipo de falha nas furadeiras nessas categorias foram Bosch, Dexter, Skill e Tramontina; enquanto DeWalt e Skill foram as únicas empresas com serras aprovadas.
Foram realizados também testes de proteção contra acesso às partes vivas; potência e corrente absorvida; corrente de fuga; tensão suportável; resistência à umidade; funcionamento em condição anormal; riscos mecânicos; resistência mecânica; construção; fiação interna; e resistência ao calor e ao fogo. Em todos eles, todas as marcas foram consideradas conformes.

Respostas dos fabricantes

Procuradas pelo Inmetro, a Black & Decker informa que busca constantemente aperfeiçoar seus produtos e serviços e que o “lote” do produto em questão já havia sido retirado do mercado.
A Einhell Germany AG diz que todos os seus produtos são desenvolvidos e testados na Alemanha, seguindo os mais rigorosos padrões europeus de qualidade. A empresa contesta o resultado e requer a ferramenta utilizada nos testes para conduzir uma análise independente.
A Good Year ressalta que tem um contrato de licenciamento com a fabricante e que o fato está sendo analisado pela empresa importadora.
As marcas Dexter e Hammer não se posicionaram.

LEIA TAMBÉM