Organização

Detox da bagunça: organize a casa e melhore o astral da família

HAUS
06/03/2017 22:56
Thumbnail

Manter a casa organizada e se livrar de produtos que não estão sendo usados, é positivo para melhorar o astral da casa. Fotos: Pixabay

Tudo o que não é usado em casa contribui para a estagnação da vida. É nisso que acreditam os especialistas em organização da casa. Por este motivo, livrar-se de tudo o que está parado e por fim à bagunça deve ser uma constante no dia a dia.
Manter a casa organizada e se livrar de produtos que não estão sendo usados, é positivo para melhorar o astral da casa.<br>Fotos: Pixabay
Manter a casa organizada e se livrar de produtos que não estão sendo usados, é positivo para melhorar o astral da casa.<br>Fotos: Pixabay
Para as profissionais da Bespoke Life, que criaram o sistema Detox da Casa, a nova geração desapego está mais consciente e quer levar a vida de um jeito mais leve. O que não significa não optar por bons produtos e marcas, mas escolher melhor o que se consome e ampliar o foco para lugares e pessoas.
“Quando mexemos no closet ou mesmo na despensa de nossos clientes, é incrível como eles mesmos se dão conta de quantas peças têm sem uso”, revela Marcia Primo Costa, criadora do método.

Como funciona

A ideia do Detox de Casa é eliminar o que atrapalha para que os ambientes se tornem funcionais e permanentemente organizados. Naturalmente, muita coisa acaba sendo retirada, mas não é uma premissa sair jogando tudo fora: “o método é realizado de forma super organizada, calculada, pensando nas pessoas da casa, no uso dos objetos e na fluência dos ambientes”, explica Marcia.
O Detox de Casa funciona exatamente como o detox de corpo, que elimina o que não faz bem, não é saudável ou não está sendo utilizado. Marcia enfatiza: “com ambientes cada vez menores e as pessoas dando mais valor para as experiências do que à acumulação, o detox acaba sendo uma super ajuda na hora de eliminar o supérfluo e deixar a casa com um ambiente renovado”.
Com ensinamentos semelhantes, a japonesa Marie Kondo se tornou “guru” mundial sobre organização com o best seller A Mágica da Arrumação.
No manual, que vendeu mais de 3 milhões de cópias, ela ensina que o princípio da casa bem arrumada é manter uma conexão emocional com os pertences e deixar em casa apenas o que traz alegria, descartando todo o resto, com o devido respeito à cada objeto.

Dicas práticas

1- Antes de organizar, jogue fora tudo de que não precisa. Só comece a colocar no lugar depois do descarte concluído.
2 –  Deixe objetos de valor sentimental por último, pois são difíceis de descartar. A ordem que ela sugere é a seguinte: roupas, livros, papéis, itens variados e, só então, os de apelo afetivo, como presentes e bibelôs. Mas lembre-se: o objetivo de um presente se cumpre na hora em que o recebemos. Não tenha medo de se desfazer de lembranças que recebeu e nunca usou.
3 – Faça a arrumação por categorias, não por cômodos, e esforce-se para guardar objetos da mesma categoria em um lugar só.
4 – Evite usar caixas escuras para organizar seus objetos no armário, prefira as transparentes. Quando você não enxerga o produto, não vai lembrar de usá-lo. Seja roupa, acessório ou utensílio.
5 – Plástico retem umidade e danifica as roupas. Assim, deve ficar longe do seu armário ou closet. Prefira capas de TNT que permitem que a peça “respire”.
6 – No banheiro categorize os cosméticos por corpo, cabelo e rosto. Providencie cestos separados para cada categoria.
7 – Se você guarda mantimentos em potes, lembre-se de usar etiquetas contendo a data de validade.

SERVIÇO

Bespoke Life, fone (11) 98245 0414.

LEIA TAMBÉM