A atividade de limpar a casa é antes de tudo um processo químico. Isso porque cada superfície tem a sua limitação e conta com maneiras diferentes de manutenção.
Por isso, antes de colocar a mão na massa, é indicado conhecer os revestimentos que você tem em casa, utilizar os produtos apropriados para cada material e ter em mente que não existe o produto perfeito para todas as áreas da casa.
Veja a seleção de materiais que você jamais deve usar para limpar certas áreas da casa
1. Vinagre
Nunca use o composto para limpar superfícies de madeira, ladrilhos, azulejos ou rochas naturais. A longo prazo, a substância deteriora o material e os deixa com aparência pálida.
2. Detergente
Jamais utilize detergente para limpar tapetes e revestimentos em couro. A substância sempre deixa um resíduo no material, que pode estragar ou torná-los ásperos.
3. Água sanitária
Apesar de ser uma substância bastante agressiva, ela está liberada para limpar o banheiro. Mas é contraindicada em superfícies de aço inox.
4. Amônia
Nem em sonhos pense em utilizar amônia para limpar estofados e tecidos. A não ser que você queira descolorir os revestimentos de propósito.
5. Palha de aço
Quem costuma cozinhar e mexer na cozinha já sabe: a palha de aço deve passar longe dos utensílios de aço inox e ferro. De outro modo, risca e vai acabando aos poucos com os materiais.
6. Água quente
Limpar superfícies metálicas com água quente nem sempre é uma boa ideia. Principalmente latão e prata, por exemplo. Em contato com a água quente, esses metais perdem suas colorações características e sua proteção natural. Nesses casos, polir é a ordem do dia.
7. Vassoura de Piaçava
Não raramente esse tipo de vassoura causa mais mal que bem. Cuide quando usá-la. Ela é contraindicada principalmente quando você for varrer ladrilhos, azulejos e outras superfícies cerâmicas, pois podem causar pequenos arranhões.
Para outras dicas certeiras de limpeza, clique aqui e veja as sugestões do blog Passa lá em casa.