Organização

Saiba qual é a vassoura certa para cada tipo de limpeza

HAUS
19/04/2017 07:52
Thumbnail
Companheiras inseparáveis para a limpeza doméstica, as vassouras têm características e usos específicos, que variam de acordo com cada modelo. Para não errar na hora da compra, é preciso prestar atenção ao tipo de limpeza que se pretende realizar e também de piso que receberá a faxina.
Além de facilitar e melhorar o resultado da tarefa, estes cuidados previnem que os pisos, rodapés e até os móveis sejam riscados ou sofram outros tipos de danos decorrentes da limpeza. Por isso, o ideal é que o consumidor leia o rótulo do produto antes de adquirir a vassoura, o que poupará tempo e evitará prejuízos, como lembra Tiago Kotovitcz, coordenador de produtos do segmento de limpeza da Condor.
Para ajudar na escolha da vassoura mais adequada para cada necessidade, Haus buscou informações com a empresa e com a Bettanin, que também fabrica produtos para a limpeza doméstica. Confira:

Uso interno

Pisos laminados, de madeira e de porcelanato são delicados e suscetíveis a riscos. Por isso, as vassouras com cerdas macias são as mais recomendadas para a limpeza dos ambientes internos. Elas conduzem bem a sujeira e podem ser encontradas com cerdas sintéticas ou mistas, que mesclam estes pelos aos naturais. As vassouras para uso interno geralmente são produzidas com cabo e cerdas anguladas, o que facilita o alcance aos cantos e outros locais de difícil acesso.

Multiuso

Para quem deseja comprar um produto que atenda a todas as necessidades de limpeza as vassouras com cerdas sintéticas médias são as mais indicadas. Com grande área de varredura e cerdas alongadas, elas podem ser usadas em qualquer tipo de piso, em especial os cerâmicos.

Uso externo

A manutenção das áreas externas demanda uma vassoura robusta, cujas cerdas resistam aos pisos mais rústicos. Os modelos com cerdas duras de piaçava sintética são as que melhor respondem à limpeza pesada, sendo indicadas para a varredura de calçadas, pedras e cimento.
LEIA TAMBÉM

BAB: a nova vitrine da arquitetura brasileira

Descobriu como escolher a vassoura certa para sua casa? Conheça a Bienal de Arquitetura Brasileira — BAB — ela surge como um marco no cenário nacional, com o ambicioso objetivo de tornar a arquitetura mais acessível e próxima à vida cotidiana. Organizado pela Archa, o evento vai ocupar o Parque Ibirapuera, em São Paulo, entre março e abril de 2026, oferecendo ao público uma experiência plural com casas modelo, pavilhões temáticos, instalações interativas, oficinas e espaços sensoriais.
Mais do que uma mostra de projetos, a BAB propõe um diálogo com a diversidade cultural, social e geográfica do Brasil — reunindo expressões arquitetônicas de todos os estados, por meio de um concurso nacional que selecionará residências de cerca de 100 m² para representar cada unidade federativa. Nesse sentido, a Bienal reafirma seu propósito de valorizar a produção local, democratizar o acesso à arquitetura e mostrar como o desenho dos espaços é parte fundamental da vida em sociedade.