Serviço de orientação e reforma ajuda a destacar o imóvel no mercado

Daliane Nogueira
06/07/2016 00:53
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Projeto (antes e depois) de home staging assinado por Jordana e Gustavo de Fraga, da 4F Interiores. O revestimento em pedra na parede era muito marcante e a iluminação deficiente. Foto: Divulgação.

Desfazer-se de um imóvel nem sempre é fácil. E o primeiro passo é olhar para a casa ou apartamento com distanciamento e perceber os “defeitos” e o que pode ser melhorado. Quando reparos de pintura, revestimento, encanamento e rede elétrica, são executados, a chance de acelerar a negociação aumenta.
Pensando neste mercado, imobiliárias e escritórios de arquitetura e design de interiores têm trabalhado em parceria para convencer proprietários a fazer o home staging (encenação da casa, em tradução livre) — técnica que descaracteriza, neutraliza e melhora o aspecto geral de um imóvel.
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A ideia, de acordo com Milton Ribeiro, sócio-proprietário da Axis 21 Imóveis, é diminuir o tempo de negociação e conseguir um preço mais justo. “O segredo é despersonalizar o espaço, tirar móveis e objetos que marcam o estilo dos antigos moradores e, principalmente, fazer reparos de pintura e troca de itens quebrados ou muito antigos”, lista.
Exemplo de home staging feito pela designer de interiores Taicy Pires no escritório de um apartamento antes das fotos para a venda. Neste caso, a arrumação e retirada de pertences pessoais deu outro aspecto para o espaço.<br>Foto: Divulgação
Exemplo de home staging feito pela designer de interiores Taicy Pires no escritório de um apartamento antes das fotos para a venda. Neste caso, a arrumação e retirada de pertences pessoais deu outro aspecto para o espaço.<br>Foto: Divulgação
Em casos mais específicos, entra em cena a figura do arquiteto que sugere uma reforma pontual, não ultrapassando 5% do valor pretendido para a venda.
Entre os profissionais que mantém parceria com a Axis 21 estão os irmãos Jordana e Gustavo de Fraga, da 4F Interiores e Taicy Pires. A maioria dos projetos inclui a troca de revestimentos de cores ou modelos muito marcantes, melhoria de iluminação e, se for o caso, reparos estruturais em telhados, por exemplo.
Projeto (antes e depois) de home staging assinado por Jordana e Gustavo de Fraga, da 4F Interiores. O revestimento em pedra na parede era muito marcante e a iluminação deficiente.<br>Foto: Divulgação.
Projeto (antes e depois) de home staging assinado por Jordana e Gustavo de Fraga, da 4F Interiores. O revestimento em pedra na parede era muito marcante e a iluminação deficiente.<br>Foto: Divulgação.
Na avaliação dos profissionais, deixar os ambientes modernos, arejados e com boa iluminação, além do uso de materiais inteligentes e uma paleta de cores coerente, é o que mais valoriza o espaço.
Quarto (antes e depois) com trabalho de home staging assinado pela 4F Interiores: troca do revestimento da cabeceira e da cor da parede.<br>Foto: Divulgação
Quarto (antes e depois) com trabalho de home staging assinado pela 4F Interiores: troca do revestimento da cabeceira e da cor da parede.<br>Foto: Divulgação

Trabalho conjunto

Em uma proposta parecida, mas focando no contato com vendedores e compradores, os arquitetos Marcia e Tiago Campetti, do Estúdio Campetti, desenvolveram o programa Small, ferramenta que se desenvolve em duas etapas. Na primeira, contratada pelo vendedor, os arquitetos vão até o imóvel, criam um laudo de possíveis ações a serem realizadas, disponibilizam um orçamento e presenteiam o futuro morador com um voucher para consultoria de interiores.
Projeto desenvolvido pelo Estúdio Campetti no programa Small.<br>Foto: Gerson Lima / Divulgação
Projeto desenvolvido pelo Estúdio Campetti no programa Small.<br>Foto: Gerson Lima / Divulgação
No segundo momento, com todas as sugestões expostas, fica a cargo do novo morador contratar a execução das mudanças, com o acompanhamento ou não da equipe.
De acordo com Tiago Campetti o projeto foi desenvolvido com o intuito de aumentar o padrão do imóvel e dar mais velocidade às negociações. “A conservação, pintura e organização de um espaço além de servirem como critérios de desempate para um comprador, valorizam um pouco mais a residência”, afirma Tiago Campetti.

Retorno garantido

A técnica de home staging nasceu nos anos 1970 nos Estados Unidos e ganhou ainda mais importância depois do estouro da bolha imobiliária em 2008. “Hoje 80% dos imóveis vendidos pelos norte-americanos passam por staging. E estudos mostram que residências que não ganham esse trabalho são vendidas em até 190 dias, ao passo que as que tem staging são negociadas em 45 dias”, garante Ribeiro.
No Brasil, no entanto, o trabalho é incipiente. “É preciso ver a reforma pré-venda como uma forma de aumentar a liquidez o imóvel. Ninguém vende um carro sem antes consertar aquele amassadinho e lavá-lo. Então, por que pretende vender um imóvel com uma torneira quebrada e sem o bocal de luz?”, questiona Ribeiro.

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