Haus
Marcenaria descomplicada: workshop para mulheres tem grande procura em Curitiba

Fotos: André Filho/Gazeta do Povo
Marcenaria na prática para mulheres. Essa é a ideia do workshop que vem sendo ministrado com sucesso por Nathan McCartney e Leomar Rodrigues na Oficina de Fine Arts, no Alto da Glória, que também funciona como coworking para profissionais que trabalham com a madeira. A dupla já oferecia oficinas de grafite e até marcenaria voltada para crianças, mas Nathan conta que era possível perceber o interesse do público feminino pela atividade. “Coloquei o evento no Facebook e deu certo”.
O feriado prolongado foi a segunda vez que Nathan e Leomar estão oferecendo o workshop. “Na primeira rodada tivemos dois dias, que se esgotaram rapidamente. Dessa vez foram quatro datas e aconteceu a mesma coisa, todas fechadas, com cerca de 40 mulheres participando”. O curso realiza uma introdução à atividade, apresentando ferramentas e materiais, fornecidos através de uma parceria com a empresa Belfix Ferramentas, para depois as participantes construírem sua própria caixa de ferramentas.

Além de descomplicar a marcenaria, a oficina desmistifica a atividade que é tradicionalmente masculina. Thais Fernandes, designer da marca curitibana de objetos de decoração Studio Creme, queria entrar em contato com um lado mais manual da produção de objetos e mobiliário: “na faculdade e no trabalho é tudo feito a laser ou com maquinário, e queremos fazer algo com a madeira bruta na Studio Creme”, conta.
A participante Fernanda Silveira, psicóloga, disse que o contato mais próximo com a atividade foi montar, desmontar ou pintar móveis comprados, e que estava ali para conhecer o processo: “é uma parte mais concreta, que não tenho na minha profissão. É saber que eu consigo construir alguma coisa”, confessa rindo.

Simone Crepaldi, vizinha de Fernanda e engenheira civil, soube do workshop pelo Facebook e foi participar. “É perto de casa e acho interessante aprender sobre marcenaria e técnicas novas”, diz. A engenheira conta que sempre teve interesse pela área, mas que não havia se aventurado até agora: “quero fazer um rack para casa”. A participante Mariana Ando, estudante, também tem planos para depois do workshop: quer fazer uma cabeceira para sua cama.
As próximas datas do curso já estão marcadas para julho: a oficina fará parte do festival Subtropikal, que acontece entre os dias 15 e 22 de julho em diversos locais de Curitiba. Mais informações podem ser encontradas na página do Facebook da Oficina de Fine Arts.
