Dicas de reforma

Manifesto Haus

Sem quebradeira: modernize cozinhas e banheiros apenas pintando os azulejos

Mariana Ceccon, especial para HAUS
04/05/2020 11:30
Thumbnail

A recomendação é que seja usada tinta epóxi para pintar azulejos. | Pexels

Uma boa forma de resgatar designs antigos de cozinhas e banheiros é conferindo a essas áreas um ar retrô moderno, usando a pintura dos azulejos como alternativa para evitar reformas longas e custosas. As tintas epóxi, à base de água e solvente, são as indicadas para dar uma cara totalmente nova a esse tipo de revestimento. Seja para esconder manchas e trazer brilho aos azulejos de tons frios, ou para ousar com cores como o rosa e o azul bebê, o mais importante é ficar atento às ferramentas e produtos corretos para realizar o serviço.
“Antes de mais nada, quem pretende pintar precisa limpar bem e secar esses azulejos, removendo toda a gordura e sujeira”, explica Felipe Benato, consultor de cores e vendas da Impermix. A indicação é que a gordura seja removida com produtos como desengraxantes, removedores ou soluções com cloro ou água sanitária. Após a finalização da limpeza, enxague bem as paredes garantido que nenhum resíduo dos produtos ficou na área, a ponto de comprometer o resultado final.
Assim como uma pintura de parede tradicional, é necessário proteger o ambiente usando papelão no chão e fita crepe nos contornos. “Como os azulejos são muito lisos é importante escolher um rolo de pintura próprio para epóxi, com lã de carneiro baixa. É o principal erro que vemos as pessoas cometerem ao pintar azulejos. A tinta não adere ou o acabamento fica muito grosseiro”, pontua Benato. “Outro erro popular é dissolver a tinta com mais água do que o necessário, fazendo com que o pigmento escorra em vez de grudar”, alerta.
Também não vale buscar tintas comuns. As epóxis são as únicas capazes de fazer com que o pigmento fixe neste revestimento. “Na maioria dos casos as epóxis à base d’água servem para qualquer ambiente. Na Suvinil é a linha de multisuperfícies, por exemplo. Só não recomendamos para o chuveiro, já que produtos como shampoos, condicionadores e hidratantes acabam danificando a película da pintura ao longo do tempo”, explica William Medeiros, consultor de vendas da Tintas Verginia.
A sugestão para a área de banho e também para a pintura de pisos, que precisam de uma maior resistência da película, são as epóxis à base de solvente. “A recomendação é procurar pelas versões industriais, própria para essas aplicações. Mas é importante dizer que para usar este tipo de tinta é necessário máscara, luvas e ter um cuidado maior na hora de dissolver a tinta com um catalisador”, esclarece Medeiros.
Outro importante ponto de atenção para quem pretende fazer essa pintura é controlar bem a temperatura e o tempo entre uma demão e outra. “No inverno principalmente, quando tempos uma temperatura muito baixa, os azulejos estão super frios, o que impacta na aplicação da tinta. O mesmo acontece em dias muito quentes. O ideal é escolher um dia que esteja próximos dos 25°C e esperar ao menos cinco horas entre uma demão e outra, para garantir que a tinta não vá descascar quando você aplicar a nova camada”, finaliza.
Para você se inspirar e programar uma reforma no banheiro e
cozinha da casa, a HAUS selecionou algumas sugestões de pinturas. Confira!
Projeto en degrade coral publicado pelo blog House Mix.
Projeto en degrade coral publicado pelo blog House Mix.
Projeto Karla Amadori para a Suvinil, com pintura de azulejos em torno da cama e na parede azul decorativa.
Projeto Karla Amadori para a Suvinil, com pintura de azulejos em torno da cama e na parede azul decorativa.
Cozinha com pintura geométrica.
Cozinha com pintura geométrica.
Rosa retrô para repaginar área de box.
Rosa retrô para repaginar área de box.