Opinião
Manifesto Haus
5 macrotendências da decoração direto da Semana de Design de Londres 2020
Semana de Design de Londres 2020 reuniu 600 marcas internacionais | Divulgação
Anualmente o Chelsea Harbour Design Centre, shopping especializado em lojas de design de interiores de luxo em Londres, na Inglaterra, sedia a semana de design oficial da capital inglesa. São mais de 120 showrooms e 600 marcas internacionais de luxo.
A edição deste ano - Design Week 2020: Masters of Design - foi planejada com uma curadoria meticulosa focando na sustentabilidade e em produtos planejados e desenvolvidos com precisão, refletindo qualidade e beleza.
Realizado de 8 a 13 de março, quando a Grã-Bretanha ainda não havia adotado o isolamento social, foram mais de 100 eventos, instalações, oficinas e palestras, apresentando o melhor em design, desde demonstrações de artesãos até sessões de como crescer seu negócio, com a presença de artistas renomados, como Paolo Moschino, Lucinda Sandford e Nina Campbell.
Uma das palestras mais interessantes foi a da designer de interiores e tutora da KLC, Evey Dunbavin-Hands, que discutiu as principais tendências de interiores desta temporada e a importância da cor e da textura no planejamento de um ambiente. Na sua palestra Evey descreveu seu processo criativo, que foca em um briefing de projeto preciso e um estudo minucioso do que o cliente almeja e de necessidades que o cliente talvez não perceba que as tem. Para equilibrar cor e textura, Evey recomenda trabalhar com texturas e padrões de tecidos que se complementem, como tecidos pesados com tecidos mais leves, e com padrões de tecidos em escalas diferentes.
Como exemplo deste trabalho em escalas diferentes, citou que buscam inspirações de padrões geométricos já existentes ou propostos, e gosta de ecoá-los em tecidos e texturas. Evey também procurar sempre se preocupar com a qualidade da luz no ambiente e como ela pode refletir em superfícies diferentes.
Assim, a mesma cor pode parecer completamente diferente, de acordo com a incidência da luz em um material. Para isso, Evey testa a paleta de cores de seus projetos em vários períodos do dia e noite, assim atestando como as cores se comportam de acordo com a variação da luz natural. Finalizando a palestra, Evey recomendou o uso de metais pretos, níquel polido, bronze e ouro rosa e o uso abundante de acessórios para complementar cores, texturas e padrões.
Confira as principais tendências da Semana de Design de Londres 2020:
Neo biofilia: produtos inspirados na natureza, mas com um toque contemporâneo, muitas vezes surreal.
Inspiração japonesa revisada: a volta de produtos com toques orientais, voltados para exaltação da estética e técnica dos produtos, sem sacrificar a simplicidade. Forte tendência do conceito Wabi Sabi de uma beleza imperfeita.
Sustentabilidade: ainda engatinhando no setor de design de interiores de luxo, o conceito e vontade de criar produtos sustentáveis cresce a cada ano.
A importância da técnica manual: os conceitos de herança e técnicas manuais são muito importantes no momento. Muitas marcas estão focando em produzir menos, mas com mais qualidade. Produtos minuciosamente executados à mão, com qualidade de detalhamento exímia. A ideia de que este produto será repassado como herança, pois sua qualidade atravessa gerações.
Feito localmente: indo na mão contrária da globalização, produtos feitos na Inglaterra tiveram destaque na Design Week. Uma presença massiva nos showrooms. É uma tendência que veio para ficar.
*Kuka de Carvalho é designer de interiores e há mais de 20 anos atua na Europa e no Brasil. É sócia-fundadora da Casa Alta Design.