Inspire-se nesse apartamento que une com elegância o concreto armado à madeira

Fotos: Guilherme Pucci/Divulgação
Bem ao centro, uma grande parede em concreto armado chama a atenção, separando a sala do quarto e tornando-se a grande personalidade da residência. Essa parede e o piso original em tacos ditaram o tom da reforma realizada em um apartamento em Higienópolis, em São Paulo, onde vive uma família com filhos.
Assinada pelos arquitetos Luis Canepa e André Chukr, do escritório LCAC Arquitetura, a revitalização teve seu estilo definido quase que ao acaso. “O apartamento fica em um prédio antigo, da década de 1970, e o piso original de madeira tinha tacos de boa qualidade, que foram raspados e revitalizados”, disse Canepa.

O mesmo aconteceu com a parede. “As construções de antigamente tinham pilares maiores, com mais concreto. Quando pegamos a planta do apartamento e vimos que havia um pilar imenso, do tamanho da parede, raspamos uma parte para ver as condições do concreto e o cliente gostou da aparência”.
E assim ganhou vida o projeto que passou a ser marcado pelo uso do concreto aparente, harmonizado com a madeira do piso e dos móveis, que trazem um aspecto rústico e industrial ao espaço.

Os 110 m² da residência compreendem uma sala, uma cozinha, um banheiro social, um lavabo e três quartos, dos quais um foi convertido em suíte. O apartamento já havia passado por duas reformas e parte de sua história foi mantida nesta última.
“Gostamos muito de aproveitar o que cada lugar tem a oferecer, ressaltar o que tem de bom, e não apenas tentar impor uma decoração padrão”, conta o arquiteto.

Com este intuito, alguns móveis foram reaproveitados, redesenhados e mudados de lugar. Um antigo armário foi desmontado e suas portas serviram como prateleiras para o quarto, fazendo as vezes de um roupeiro aberto.
Na sala de jantar, ao lado da mesa, um armário triangular posicionado no canto do cômodo foi trazido da garagem, onde guardava ferramentas, e agora ajuda a dar charme e trazer um ar de rusticidade para os jantares da família.

O móvel da televisão utiliza madeira bruta, ferro e uma malha metálica, compondo um objeto único e singular para a família. O móvel para a TV foi desenhado pelos próprios arquitetos, com estrutura de serralheria e, no tampo — uma grande prancha adquirida especialmente para compor a prateleira. “A mesa de jantar era uma porta que a cliente tinha e mandamos lixar, tiramos a fechadura e colocamos pés”, detalha o arquiteto.

O mobiliário sob medida faz uma composição com objetos como as cadeiras Carlos Motta, inseridas na copa. A decoração nas paredes e luminárias industriais ajudam a criar a atmosfera de um espaço descontraído para o lar.
Veja mais fotos do apartamento









*Especial para HAUS.