Google lança assistente doméstico em caixa de som inteligente que vai conectar toda a sua casa
Foto: Divulgação/JBL
“OK Google, bom dia”. As cortinas se abrem. A cafeteira liga. A caixa de som começa a tocar a playlist “Hora de acordar”. Agora já é possível comandar a casa com o Google Assistente em português e para além do celular. Nesta segunda-feira (15), o Google lançou, em parceria com a JBL, os dois primeiros modelos de caixa de som inteligente que entendem o idioma: a JBL Link 10 e a JBL Link 20.
Na prática, isso quer dizer que o Google Assistente – disponível em celulares Android e iOS desde 2017 – agora também integra outros dispositivos eletrônicos, e automatizam a casa a partir de um simples comando de voz: OK Google.
OK Google, aspirador! Lâmpada! Televisão!
Atualmente, estão à venda no Brasil mais de 30 dispositivos de 10 marcas que possuem interação com o assistente virtual do Google e que poderão ser integrados na central — smart TV, aspirador de pó, ar condicionado e até lâmpadas são algumas das possibilidades encontradas no mercado.
Outro exemplo é o Chromecast do Google, que conecta o celular à televisão através da entrada HDMI e da conexão de Wi-Fi. Com ele, é possível transmitir pela televisão músicas no Spotify ou séries do Netflix, por exemplo, escolhendo a função diretamente no aplicativo.
Além da automação das rotinas da casa, o serviço também pode ser utilizado para fazer a gestão de água e eletricidade e consultas simples, como converter medidas e checar a previsão do tempo.
OK Google, ligar máquina de costura
Nem todos os dispositivos precisam ser inteligentes para serem conectados ao Google Home. O que dá autonomia para ligar aparelhos “não-smart” são as ‘smart plugs’ — tomadas inteligentes. Elas não vão ligar o aparelho em si, mas sim a corrente elétrica à qual o aparelho está ligado.
“Com a smart plug, você pode ligar ou desligar a corrente elétrica com o comando da voz. Imagine que você tem uma máquina de costura em casa. Se ela estiver ligada a um smart plug, ele vai saber qual é a tomada que está ligada à máquina e ativar o comando”, explicou Alessandro Germano, diretor de desenvolvimento de negócios para a América Latina do Google, no evento Casa Conectada, que aconteceu em São Paulo nesta segunda-feira (15) para lançar as novidades.
Desta maneira, não são os aparelhos elétricos que se ligam ao assistente, mas as tomadas. A partir daí, vai do usuário renomear a tomada para o dispositivo ao qual ela está conectada e dar o comando certo: “OK Google, ligar máquina de costura”.
OK Google, hora do Netflix
As cortinas se fecham, as luzes se apagam, a pipoqueira começa a funcionar e, claro, a televisão liga no Netflix. Uma das funções do Google Home é criar ambientações específicas de cômodos da casa – seja para assistir uma série, para meditar ou mesmo para a hora de acordar –, que são ativadas com um único comando de voz. Também é possível programar essas configurações para um horário específico do dia, ou ainda ativá-los a distância a partir do celular.
OK Google, esse é o futuro?
A expectativa do Google é de que, até 2021, 327 milhões de domicílios no mundo estejam conectados com pelo menos um aparelho — e, na média, cada um desses domicílios terá 5,5 aparelhos conectados.
Atualmente, o Google Assistente está disponível em 30 idiomas e presente em 80 países. Já são mais de um bilhão de aparelhos que possuem a tecnologia, e mais de um milhão de ações possíveis com ela.
OK Google, e como começar?
Segundo Germano, o primeiro passo é ter uma rede de Wi-Fi — o que vai conectar tudo. Daí, vai do morador escolher o que quer priorizar. “Se você não quiser gastar muito, com o smart plug você já consegue fazer maravilhas: ligar e desligar aparelhos só com o comando da voz. O céu é o limite”, afirma ele.
Já as novas caixas de som inteligentes da JBL vêm em dois modelos, e estarão disponíveis em lojas de varejo de todo o Brasil. Ambas são à prova d’água e têm conexões Bluetooth e Wi-Fi. As diferenças entre elas ficam por conta da potência do som e duração da bateria.
A JBL Link 10 tem dois alto-falantes de 8 watts e bateria que dura até cinco horas de reprodução de música. O preço sugerido é de R$ 1.199. Já a JBL Link 20 tem dois alto-falantes de 10 watts e o dobro de duração da bateria. O preço de sugerido de R$ 1.499.
*A jornalista viajou a convite do evento.