Pela 2ª vez consecutiva, Curitiba é finalista em prêmio mundial de cidades inteligentes
Foto: Arquivo/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo
A capital paranaense está entre as cidades finalistas do World Smart City Awards 2019, premiação promovida pelo Smart City Expo World Congress, maior evento de cidades inteligentes do mundo, realizado anualmente em Barcelona, na Espanha.
Esta é a segunda vez consecutiva que Curitiba integra a lista de finalistas, sendo que, neste ano, disputa a categoria principal do prêmio: o City Award (Prêmio Cidade). Em 2018, a capital paranaense disputou a categoria Ambiente Urbano com o programa Horta do Chef, que incentiva agricultores urbanos a venderem parte dos alimentos que cultivam a restaurantes da cidade. O vencedor desta categoria foi um projeto desenvolvido em Xangai, na China, com um distrito industrial ecológico e verde.
Na edição 2019 do prêmio, Curitiba foi selecionada entre mais de 400 projetos desenvolvidos por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de 54 países por seu projeto do Vale do Pinhão — ecossistema de inovação instalado na região dos bairros Rebouças e Prado Velho com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico, a qualidade de vida e a eficiência nas operações urbanas envolvendo o poder público, universidade, entidades de fomento e empreendedores.
Entre as ações já desenvolvidas neste sentido estão, por exemplo, a abertura dos Faróis do Saber e Inovação, nos quais estudantes podem construir protótipos a partir de impressoras 3D; o lançamento de aplicativos como o Curitiba App e o Saúde Já, que aproximam a prefeitura dos cidadãos; e a inauguração dos coworkings públicos (Worktibas) no Barigui e no Cine Passeio. A abertura de espaços como o Engenho da Inovação e o Campus Rebouças de Inovação e Aceleração (Cria) são outras iniciativas que contribuem neste sentido.
O anúncio das cidades vencedoras da categoria principal, e também das outras seis que compõem a premiação, será realizado no dia 20 de novembro, durante o Smart City Expo World Congress, que terá agenda entre os dias 19 e 21 de novembro, na cidade catalã.
Curitiba, cidade inteligente
As indicações ao prêmio, no entanto, estão distantes de serem os primeiros reconhecimentos em relação ao movimento que Curitiba realiza na temática das cidades inteligentes. Em 2017, a cidade foi eleita a capital latina das Smart Cities e, desde 2018, também foi escolhida como sede oficial da edição brasileira do Smart City Expo.
Desde então, duas edições do evento mundial já foram realizadas na capital, com sucesso de público e participação de grandes nomes internacionais que estudam, pesquisam e desenvolvem projetos sobre o tema. E a terceira delas, por sua vez, já tem data para acontecer: 26 e 27 de março de 2020.