Saiba identificar se o seu prédio é uma construção segura
Alguns detalhes podem fazer a diferença para evitar acidentes estruturais e até mesmo incêndios. Foto: Pixabay
Um incêndio de grandes proporções deixou pelo menos 80 mortos e outros tantos desaparecidas no último dia 14, em Londres. O edifício Grenfell Tower pegou fogo por causa de uma geladeira com defeito, de acordo com a polícia britânica. O incêndio da capital inglesa serve de alerta para os condomínios de todo o mundo.
Frederico Coelho, presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), afirma que uma das principais causas desse problema é a instalação elétrica. Esse tipo de acidente pode acontecer em todo tipo de condomínio, mas prédios antigos e sem inspeção correm mais riscos, diz .
“Como no Brasil a cultura da manutenção predial não é bem difundida, as não conformidades que se iniciam de forma tímida com o passar do tempo e sem os devidos tratamentos implicam em problemas de difícil solução”, afirma. Essa preocupação não é causada apenas pelo risco de incêndios. Outros incidentes também ocorrem em decorrência da falta de inspeção periódica. Coelho cita como exemplo as questões estruturais. “A falta ou o fim da vida útil da impermeabilização de uma laje pode ser um problema. Se não resolvida a questão, ela pode causar danos na estrutura da laje (concreto e aço) perdendo parte de sua capacidade de sustentação.” Enquanto a impermeabilização poderia ser facilmente resolvida, os problemas de estrutura causados pela falta dela custam caro e causam riscos aos moradores.
Como o morador pode ajudar?
O presidente do Ibape explica que os moradores nem sempre têm consciência dos aspectos construtivos envolvidos nos edifícios. Esse processo, apesar de natural, dificulta a identificação de problemas por parte daqueles que residem nesses condomínios. “No entanto em edificações mais antigas deve-se ter uma maior preocupação com este tema. O fato da edificação não possuir um plano de manutenção ou não executá-lo já é um indício que de algo pode estar errado.” Se é o caso do seu condomínio, não custa levar a questão para uma reunião.
Eletrodomésticos e outros aparelhos que utilizam energia elétrica são, atualmente, importantes ferramentas no cotidiano das populações. “O consumo de energia destes aumentou muito nas últimas décadas e a maioria das instalações não foi projetada para tal. O sobreaquecimento dos condutores e outros dispositivos pode originar um aumento de consumo e até incêndios”, alerta Coelho. Por esse motivo é necessário que as instalações de combate a incêndios, como mangueiras e extintores, estejam sempre em dia.
Revisões básicas
Tornar um edifício plenamente seguro é tarefa para profissionais. Cada construção tem particularidades e detalhes que precisam ser levados em conta na hora de determinar revisões e ajustes. “O ideal é que se contrate um inspetor predial ou perito de engenharia. Ele poderá fazer uma inspeção na edificação e indicar a periodicidade dos reparos e as recomendações para execução de recuperação, reforma ou utilização adequada”, explica o presidente do Ibape. Alguns itens devem ser revistos com mais frequência que outros. Prédios mais antigos também precisam de avaliações mais detalhadas.
“Se o condomínio contrata uma inspeção predial, o engenheiro ou arquiteto emitirá um parecer técnico no qual existirão as recomendações para que a edificação se torne mais segura e econômica. As recomendações indicadas no parecer devem ser planejadas e seguidas pelo condomínio, garantindo assim a segurança e desempenho adequados da edificação”, diz Coelho.