Novo prédio ao lado do Castelo do Batel é reconhecido como empreendimento do ano

HAUS
14/12/2016 17:07
Thumbnail

Castelo do Batel, obra de 1924, patrimônio tombado pelo Estado do Paraná, terá a companhia, no mesmo terreno, de um prédio com linhas contemporâneas. O prédio foi eleito o empreendimento do ano pela Ademi/PR. Foto: Giuliano Gomes / Arquivo Gazeta do Povo | GAZETA DO POVO

A Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR) reconheceu o DOC Castelo Batel como o Empreendimento do Ano durante a entrega do Troféu Incorporador 2016 – principal premiação do mercado imobiliário paranaense.
O prédio comercial, que será ocupado por consultórios médicos, tem arquitetura contemporânea e está sendo construído pela Cyrela no mesmo terreno do Castelo do Batel, prédio histórico construído no início do século 20 e tombado pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico desde 1974. A previsão de entrega é para 2019.
Convivência entre patrimônio histórico e prédio com linhas contemporâneas é a premissa do DOC Batel, considerado empreendimento do ano de 2016 pela Ademi/PR
Convivência entre patrimônio histórico e prédio com linhas contemporâneas é a premissa do DOC Batel, considerado empreendimento do ano de 2016 pela Ademi/PR
A entidade entende que o empreendimento cria uma moldura e preservará uma das construções mais significativas de Curitiba. “Com suas linhas puras e fachada de vidro, o DOC vai funcionar como pano de fundo para o Castelo do Batel, eliminando os ruídos da cena urbana e refletindo o perfil tão característico deste imóvel quase centenário”, informa o documento divulgado pela Ademi.
O medical center tem assinatura do escritório Baggio Schiavon, paisagismo de Benedito Abbud e interiores de Jayme Bernardo.
“Por meio de uma parceria com a família Lupion – mantenedora do Castelo – criamos um projeto que prioriza a perfeita harmonia entre a arquitetura antiga e a contemporânea”, explica Silvia Fernandes, gerente de incorporações da Cyrela Paraná.
Empreendimento DOC Batel terá consultórios médicos e laboratórios.<br>Imagem: Divulgação
Empreendimento DOC Batel terá consultórios médicos e laboratórios.<br>Imagem: Divulgação
Lançado em maio deste ano, o DOC – que já teve 95% de suas unidades vendidas – é um empreendimento misto pensado especialmente para os profissionais da saúde. Além de concentrar, em um só lugar, as mais diversas especialidades médicas, a edificação terá 80 salas comerciais de 27 a 68 metros quadrados, além de espaços para laboratórios e demais serviços na área da saúde

Parceria

De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura do Paraná, em entrevista à Gazeta do Povo em novembro de 2015. desde o início dos anos 2000, a família responsável pela manutenção do Castelo fez consultas para utilizar os fundos do terreno. O conselho de patrimônio entendeu que não seria justo que o proprietário de um terreno grande, fosse obrigado a mantê-la vazia.
A concepção e aprovação do projeto levou em conta a possibilidade de tornar o edifício histórico autossustentável sem interferir no visual do Castelinho. O novo empreendimento guarda cera distância do Castelo e terá altura proporcional de forma a não ganhar mais destaque do que o elemento histórico. O vidro será o elemento de diálogo com a construção antiga.
Castelo do Batel. Foto Henry Milleo / Agencia de Noticias Gazeta do Povo
Castelo do Batel. Foto Henry Milleo / Agencia de Noticias Gazeta do Povo

Castelinho

Projetado pelo arquiteto Eduardo Fernando Chaves e inspirado nos castelos franceses do Vale do Loire, o Castelo do Batel foi construído entre 1924 e 1928 a pedido do cafeicultor Luiz Guimarães. Tornou-se residência do então governador do Estado, Moysés Lupion em 1947. Nesta época recebeu visitantes ilustres como Juscelino Kubitschek. Foi tombado pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico em 1974, quando era sede da TV Paranaense (hoje RPCTV). Atualmente funciona como local de eventos.

LEIA TAMBÉM