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Sete dicas para fazer a vistoria do seu apartamento novo e evitar dor de cabeça
Checagem minuciosa e sem pressa é uma das principais dicas para consumidores que pegam a chave do novo imóvel. | Pixabay
Após meses (ou até anos) de espera, finalmente chega a hora de receber as chaves do novo apartamento. O que é sonho para a grande maioria das pessoas pode se transformar em dor de cabeça se, na ânsia de recebê-lo, o comprador não se atentar a alguns detalhes que podem parecer sem importância, mas que fazem toda diferença para que a mudança e o uso posterior do imóvel ocorram de forma satisfatória.
Quem dá o alerta é a engenheira civil Maria Clarice de Oliveira Rabelo, especialista em patologias de construção e execução de obras e ex-integrante da Câmara de Avaliações e Perícias do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). Segundo ela, é fundamental que no momento da vistoria de entrega do bem os proprietários façam uma avaliação criteriosa de todas instalações e reportem para a construtora qualquer defeito, mau funcionamento, falha na execução ou falta de itens que constam no memorial descritivo do imóvel.
“O memorial descritivo é registrado juntamente com o registro do imóvel. Ele tem que ser solicitado pelo comprador já no momento em que este adquire a unidade, pois contém o checklist do que a construtora [se comprometeu] a fazer e do que [efetivamente] está entregando”, explica. Entram nesta lista a metragem privativa, o tipo de acabamento dos pisos e paredes, metais e louças, para citar alguns exemplos.
Para checar todos estes itens, Maria Clarice sugere que o comprador compareça à vistoria de entrega, realizada na presença de um representante da construtora, acompanhado de um arquiteto ou engenheiro especializado em execução de obras.
“O ideal seria a pessoa contratar este profissional para acompanhá-la, pois ele tem um conhecimento global acerca das obras e, por isso, um olhar muito mais crítico que o do cliente, que costuma não ter esta experiência. No memorial pode estar especificado que os rodapés serão de madeira, mas eles estarem sendo entregues em peças laminadas”, ilustra.
O que checar?
São diversos os elementos que devem ser checados no momento da entrega das chaves. Os fundamentais - e mais fáceis de serem verificados, até mesmo por leigos - são aqueles diretamente relacionados ao dia a dia de uso do imóvel. Abaixo compilamos sete itens que merecem atenção na vistoria de um apartamento novo e como verificá-los de modo simples para evitar possíveis problemas após a mudança:
Ralos: leve um recipiente plástico quando for visitar o imóvel. Lá, encha-o com água e despeje o líquido próximo dos ralos. Assim, conseguirá verificar se eles estão obstruídos e se o escoamento d´água foi executado corretamente.
Pias: abra todas as torneiras para verificar seu funcionamento e o fluxo de vazão da água por elas. Da mesma forma, observe se o líquido escoa com facilidade pelo sifão.
Bacias sanitárias: ao vistoriar os banheiros e lavabos, dê a descarga para checar o funcionamento, vazão e escoamento da água nas bacias.
Portas e esquadrias: abra e feche todas as janelas e portas para verificar se funcionam corretamente. Além de movimentar as folhas, observe se todas acompanham as respectivas chaves e se trancam e destrancam com facilidade.
Elétrica: cheque todas as tomadas e bocais para lâmpadas e luminárias. Para isso, utilize um voltímetro ou algum equipamento eletrônico.
Revestimentos: verifique se os revestimentos estão bem instalados e se não apresentam manchas ou trincas. Cheque, também, se o rejunte não está solto ou faltando.
Área útil: a metragem útil do apartamento também deve ser verificada no momento da entrega das chaves. Segundo Maria Clarice, variações de até 5% (para mais ou para menos) em relação ao que consta no memorial descritivo são aceitas pela norma de desempenho das edificações.
Encontrei um problema, e agora?
O recomendado é que a vistoria seja realizada com tranquilidade e que todas as instalações do imóvel sejam testadas. Encontrada qualquer divergência ou mau funcionamento, isso deve ser imediatamente comunicado à construtora. A sugestão da engenheira civil é de que os problemas, que podem ser desde uma mancha na parede até um piso desnivelado, sejam relatados no verso do documento que atesta a entrega do imóvel, e que deve ser assinado pelo comprador e pelo representante da construtora que acompanha a vistoria, e comunicados imediatamente à empresa (preferencialmente por e-mail).
“É importante que o responsável pela empresa assine e coloque seu CPF ao final da anotação, e que este registro dos problemas [com as respectivas assinaturas de ciência sobre eles] constem nas duas vias do documento: a que será entregue para o cliente e a que ficará de posse da construtora”, orienta. Desta forma, segundo ela, o fato estará documentado e, assim como a troca de e-mails, poderá servir de eventual prova caso a construtora não execute os reparos.
“O fato de se encontrar um problema não quer dizer que a construtora é ruim, pois pode acontecer de algo passar [na vistoria realizada pelos funcionários da empresa]. Mas a construtora deve executar o reparo. É como um recall de carro”, completa a especialista.
*Esta matéria foi atualizada em 12 de março de 2024