Olhar técnico

Feira de Milão 2023

Natuzzi Italia faz sua declaração de conforto na Semana de Design de Milão 2023

Monique Ryba Portela
10/05/2023 20:43
Thumbnail

Poltrona Green Rabbit, por Giuliano Sangiorgi, Fabio Novembre e PJ Natuzzi. | Arena Davide

A Natuzzi acredita na força e no bem-estar que só o conforto pode proporcionar. Para isso, valoriza e defende a qualidade do tempo para colaborar na mudança de padrões de uma sociedade que muitas vezes persiste em andar a passos largos.
A marca que não se limita a compromissos e idealiza um mundo que combine beleza e utilidade, pensa no conforto como novo luxo, diretriz que permeia cada peça apresentada durante a Semana de Design de Milão.
Em uma semana intensa e rica em interações de estilos e culturas, sofás e mobiliários que fundem funcionalidade e design convidaram os visitantes a relaxar, respirar vida nova e tomar posse de cada momento para experenciar o conforto total.
Na flagship localizada na Via Durini, formas, tecidos e criatividade puderam conduzir os presentes para uma consciência profunda de não apenas construir novas zonas de conforto nos lares, mas de defendê-las para proteger dentro delas o bem mais precioso: nosso tempo.
E nesse universo de sensações, tempo e espaço ganharam nova interpretação em uma imersão no imaginário. A poltrona Green Rabbit se fez presente em uma instalação aberta para ser vista e sentida a partir de uma uma experiência multissensorial. O projeto idealizado por Giuliano Sangiorgi, Fabio Novembre e PJ Natuzzi deu luz a uma peça de design único, capaz de transportar as pessoas para uma nova dimensão de forma e encanto.
Como referência atemporal, o conforto - um dos valores essenciais trazido como herança - que continua a conduzir e a desafiar os talentos de mentes e mãos de designers, arquitetos e artesãos, se apresentou em novas propostas potencializadas em materiais e estilos diversos e complementares.
Sofá Melody, por Studio Bonanni.
Sofá Melody, por Studio Bonanni.
Estofados e peças de decoração criadas pelo Studio BIG, Fábio Novembre, Sebastino Tosi, Studio Bonanni, Marcantonio e Enrique Marti personificaram esse ideal de bem-estar em lançamentos.
Ao revisitar os primeiros modelos Natuzzi reconhecidos pelo estilo suave e hospitaleiro, o Sofá Colle, assinado pelo Sudio BIG — Bjarke Ingels Group – transportou a descontração típica da vida mediterrânea, ambientado em um espaço de acolhimento para momentos mais íntimos e sociais ao proporcionar experiências de qualidade. Da mesma forma, o Studio Bonanni trouxe no Sofá Melody, formado por estruturas e volumetrias, a simplificação e a espontaneidade ao transmitir uma percepção de facilidade e conforto.
Já a Coleção Splash, de Enrique Marti, apresentou a ideia de parar o tempo como um botão de pausa, com a volumetria do exato momento em que uma gota d’água cai sobre uma superfície e salta. Assim, com braços curvados para cima, trazia a sensação de abraço e envolvimento daqueles que se sentavam em sofás e poltronas. Mesas de centro de diferentes tamanhos orgânicas ainda criavam um efeito sinuoso de dois tons graças ao uso de materiais naturais.
Entre elementos de valorização do design, outros objetos convidavam a refletir e desfrutar vivências. Em uma estética atemporal, Fabio Novembre criou, a partir de referências das estruturas gregas, formas geométricas puras que definem a estética arquitetônica da mesa de centro Tempo. E como homenagem ao renascimento da natureza, Germólio, de Marcantonio, trazida nesta edição na perspectiva de luminária, uma vez que foi objeto de imponente instalação na Milão de 2022, caminhou pelo universo dos contos de fadas, mas transcorreu pela moral da importância do vinculo entre o homem e a natureza.
E como representação da leveza e adapatabilidade do tempo, a Estante Radice, de Sebastino Tosi, destacou a versatilidade do sistema modular em metal e madeira, concebido para diferentes necessidades de espaço. Elementos metálicos instalados verticalmente remetiam às raízes de uma árvore, dispensando sabedoria em galhos pensados para abrigar páginas e novos conhecimentos sobre experiências, lugares e novas maneiras de valorização do tempo. Nosso tempo.