Entrevista

Feira de Milão 2023

Lorenza Luti revela os rumos da Kartell e reverencia parcerias sustentáveis

Fernanda Massarotto
21/04/2023 20:18
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Estande da Kartell: 1.400 m² no Salone del Mobile.Milano | Simona Pesarini

"Queria experimentar algo novo. E a novidade me conquistou". Lorenza Luti, diretora de Marketing e Varejo da Kartell, chegou até mesmo a pensar em uma carreira no mundo da moda e titubeou em ingressar na faculdade de arquitetura. Filha de Claudio Luti, ela é hoje o braço direito do pai na fabricante de móveis italiana.
Não há evento em que Lorenza não esteja presente. Incansável, ela se tornou a nova cara da empresa e acompanha de perto o desenvolvimento de novas coleções ao lado do pai.
Lorenza Luti
Lorenza Luti
Em um dos raros momentos de tranquilidade durante o Salão do Móvel de Milão, Lorenza Luti recebeu HAUS no estande da marca, na Feira de Rho, para contar sobre os lançamentos, a retomada do setor após dois anos de pandemia e o futuro da empresa.

Qual o balanço deste Salão do Móvel 2023 para a Kartell e para o setor? Voltamos à normalidade? 

Estamos muito satisfeitos com esta edição. Recebemos muitos visitantes e percebemos uma grande alegria por parte de todos. Era hora de voltar a ver ao vivo os lançamentos do setor. O clima é de positividade e quem não pôde estar presente nos últimos dois anos, voltou feliz [risos].
Sinto que houve muita curiosidade para descobrir as últimas propostas do mundo do design. E com o nosso stand conseguimos comunicar a mensagem "My Kartell", o DNA da empresa que se baseia na beleza e qualidade.

Como você definiria essa coleção Kartell 2023? 

Queríamos, em primeiro lugar, que nosso espaço na feira refletisse o espírito Kartell. Nosso diretor artístico, Ferruccio Laviani, elaborou um projeto que proporcionasse aos visitantes uma viagem ao mundo da Kartell. Estamos sempre na busca contínua por novidades e inovações.
A coleção 2023 é um mix de novos produtos e bestsellers em novas versões. Tudo isso com uma identidade forte, mas que é capaz de se expressar das mais diversas formas, respondendo às necessidades da vida contemporânea.
Estamos trabalhando muito com os designers na expansão do nosso catálogo, com produtos de diferentes materiais para ambientes internos e externos.

Qual sua peça preferida da coleção 2023? 

Em ano de Euroluce, dedicamos amplo espaço aos produtos de iluminação, que emanam grande emoção mas são super tecnológicos. Estou encantada com Teresa, de Ferruccio Laviani, que cria um jogo de luzes quentes e envolventes graças às suas curvas e volumes inéditos e surpreendentes.
Teresa, de Ferruccio Laviani
Teresa, de Ferruccio Laviani
Há também a Tea, do nosso diretor artístico [Ferruccio Laviani], que é um objeto de grande qualidade e poesia com cunho quase artesanal.
Angelo Stone, luminária assinada por Philippe Starck
Angelo Stone, luminária assinada por Philippe Starck
E não poderia deixar de falar Philippe Starck com a Angelo Stone. Uma luminária que revoluciona com suas lentes altamente tecnológicas e que difundem a luz de forma ainda mais uniforme.

No ano passado, a Kartell desenvolveu, em parceria com a Illycaffè, a primeira Re-Chair 100% reciclada (a partir do descarte de cápsulas). Este ano, a cadeira Eleganza, de Philippe Starck, também passou a ser produzida com o mesmo material. Qual a importância destas colaborações para a empresa? 

Acreditamos fortemente em parcerias com outras marcas de prestígio do "Made in Italy" e que tenham a mesma paixão pela beleza e qualidade. Eleganza Missoni incorpora plenamente o significado e o valor dessas parcerias. Os tecidos jacquard com fortes padrões geométricos, característicos da grife Missoni, vestem o assento da cadeira com requinte enquanto a estrutura é realizada com as cápsulas recicladas de café Illy. A novidade é que conseguimos desenvolver um sistema que dá cor ao material plástico.
Nova versão da cadeira Eleganza
Nova versão da cadeira Eleganza
O projeto não termina com um produto ou um slogan: é uma visão industrial que levou a Kartell e a Illycaffè a se unirem para contribuir com a sustentabilidade do planeta através de modelos de produção, de economia circular a serem aplicados a novos lançamentos e soluções.

Quais são os projetos para o futuro da Kartell? 

O objetivo da empresa é continuar a oferecer ao público uma gama de produtos para decoração. Queremos fortalecer nosso catálogo e o valor da marca. Ao mesmo tempo, trabalhamos com a mesma lógica em nossa rede de varejo em todo o mundo, dando ao cliente a possibilidade de encontrar espaços experienciais com a visão da Kartell.
Pensando nisso, criamos o MyKartell@home, novo serviço de consultoria em design de interiores para quem quer contar com a ajuda de um profissional especializado.
A cobertura de HAUS na Semana de Design de Milão 2023 tem a parceria da Natuzzi.