MDW 2023

Feira de Milão 2023

Fuorisalone dá a largada na Semana de Design de Milão; confira lançamentos em Durini e Brera

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
18/04/2023 01:09
Thumbnail

Karl Lagerfeld Maison | Divulgação

Em 1968, o arquiteto Mario Bellini inaugurou o showroom da Cassina, marca ícone do design italiano, numa rua pouco conhecida, próxima a Corso Venezia e a Galleria Vittorio Emanuele. Quase meio século depois, os 220 metros da via Durini se transformaram na strada del design (rua do design, em tradução livre) com mais de 10 mil m² de espaços comerciais se ramificando pelo Largo Augusto e via Borgogna.
Dali até outro ponto milanês obrigatório, o Brera Design District, basta caminhar 15 minutos. Nos últimos anos, a região de Porta Garibaldi, do ladinho do bairro, criou uma faixa de quase dois quilômetros de cenário urbano composto por laboratórios artesanais, galerias, showrooms que deram a Brera o título de "distrito do design".
As duas regiões já receberam visitas da equipe de HAUS na Semana do Design de Milão 2023. Este ano, o Fuorisalone volta a todo vapor, tanto que muitas marcas se anteciparam e apresentaram suas novidades quase uma semana antes do início do evento (oficialmente marcado para esta segunda-feira, 17).
E não são só lançamentos que ganham destaque: grandes nomes do setor investiram na abertura de novos espaços e na criação de instalações pela cidade. Confira por onde HAUS já passou neste início de MDW:
Cappellini, Via Borgogna, 16
Coleção Litos Lido
Coleção Litos Lido
Giulio Cappellini é o anfitrião do novo espaço da marca que agora está a poucos metros da Catedral do Duomo e da via Durini, considerada "a rua do design" por excelência. O showroom abre suas portas durante a Semana de Design com lançamentos e uma coleção inédita para ambientes externos batizada de Lido.
A atmosfera de veraneio europeu de décadas passadas serviu de inspiração para as criações outdoor 2023 dos italianos Brogliato/Traverso e do sueco Jangir Maddadi. Uma interpretação poética para espaços ao ar livre que ganha destaque pelo uso de materiais da mais alta qualidade. A inspiração da coleção vem do charme dos grandes hotéis das costas italiana e francesa nos anos 30 com um toque contemporâneo.
Protagonista da coleção Lido, a série Newood traz estofados desenhados por Brogliato e Traverso em 2018, e reapresenta uma série de cadeiras, poltronas e sofás revisitados para espaços externos. Formas puras, suaves e arredondadas, bem estabelecidas na nossa memória, mas reinterpretadas com novas proporções. As peças são produzidas em madeira maciça e almofadas revestidas com tecidos de proteção contra intempéries.
Branco puro, azul, violeta e vermelho são as cores escolhidas pela Cappellini para a família de estofados Litos Lido, assinada por Sebastian Herkner. Entre as novidades de 2023, destaca-se ainda a Vendicari, do designer Jangir Maddadi, que desenha sua primeira coleção para a marca: mesas, cadeiras e poltronas outdoor em metal e alumínio em várias cores, pensadas para captar o espírito do verão.
Karl Lagerfeld Maison, Via Passione, 8
Karl Lagerfeld Maison
Karl Lagerfeld Maison
A elegância da grife de Karl Lagerfeld, renomada na moda, chega ao mundo do design com o lançamento da Karl Lagerfeld Maison e uma coleção para casa que oferece uma visão única do mundo multidisciplinar do estilista. O mobiliário, produzido artesanalmente na Itália, combina a visão icônica do designer alemão com a criatividade contemporânea e o know-how da produção de alta qualidade "Made in Italy".
O showroom milanês na Via Passione, 8, pertinho da via Durini, servirá de passarela para a apresentação da primeira coleção da marca, batizada com os nomes dos bairros parisienses preferidos de Lagerfeld. A linha de móveis para quarto e sala foi batizada de Saint Germain e Saint Guillaume, respectivamente; a da cozinha, Quai Voltaire. Já as peças de iluminação ganharam o nome da Rue de l'Université. Preto e branco se destacam na coleção, combinadas com tons neutros e vermelhos.
Protagonista emblemático da linha Saint Germain é um sofá de três lugares para lá de versátil, com prateleiras decorativas integradas à estrutura lateral do móvel, que funciona também como uma pequena estante de livros. O design da peça é uma homenagem à paixão do estilista pela leitura: ele expunha os mais de 300 mil volumes de sua coleção pessoal em sua biblioteca, empilhando todos horizontalmente.
Cassina, Via Durini, 16
Há alguns anos a Cassina vem adotando uma filosofia sustentável em relação ao impacto ambiental de sua produção com o seu Cassina LAB, colaboração com a escola de pós-graduação POLI.design, da Universidade Politécnica de Milão. A diretora artística da marca, Patricia Urquiola, traz para o Fuorisalone 2023 uma perspectiva de design centrada no sistema Moncloud, que se destaca pela inovação estrutural e material, com o uso de PET reciclado para enchimento dos estofados (um avanço importante para o setor moveleiro na redução do uso do poliuretano).
A arquiteta espanhola também assina três novos modelos da Hayama, inspirados na cultura japonesa, com efeito ripado nas portas. A linha é colorida com dois novos tons de laca. Já a coleção Cassina Perspective 2023 é rica e inovadora e combina autores consagrados como Antonio Citterio, Gaetano Pesce, além -é claro de Patricia Urquiola-, à colaboração de "novatos" como Barber Osgerby, Davide Oldani e Ico & Luisa Paris.
A marca celebra ainda os 50 anos da Coleção Cassina iMaestri com o lançamento de um ícone do design, criado em 1960 por Gio Ponti: a cadeira Principi (ou príncipes), peça que fazia parte do mobiliário do hotel Parco dei Principi, em Roma. A singularidade da móvel é mantida na estrutura de madeira e na marcenaria de alta qualidade. O encosto se destaca pelo corte único, que lembra a forma de um diamante. O assento estofado pode surgir em couro ou tecido.
E tem mais. A coleção Cassina Lighting garante satisfazer os mais diversos estilos. Assinam as luminárias nomes como Tobia Scarpa, Philippe Starck, Linde Freya Tangelder (protagonista do projeto Patronage apresentado no ano passado) e Paolo Ulian, em uma nova parceria.
O público também poderá ver em primeira mão uma obra-prima de iluminação de Charles e Ray Eames – dois dos mais influentes designers americanos do século XX. Galaxy é o protótipo de um lustre desenhado em 1949, desenvolvido pela Cassina graças aos desenhos e croquis deixados pelos autores. A peça foi realizada para a exposição "An Exhibition for Modern Living", em Detroit, e fará parte do catálogo do ano que vem.
Natuzzi, Via Durini, 24
Um mundo mágico se revela do lado de fora do showroom da Natuzzi, na via Durini, com a instalação GreeN Rabbit, um projeto do arquiteto Fabio Novembre, do diretor criativo da marca, PJ Natuzzi, e do cantor e líder do grupo de rock Negramaro, Giuliano Sangiorgi. Três italianos nascidos na região da Puglia, os amigos que se uniram para trazer ao Fuorisalone um pouco da fantasia.
A inspiração vem do clássico "Alice no País das Maravilhas" e do coelho branco, que guia a protagonista em uma aventura única. "Às vezes, é preciso se deixar levar, cair no buraco 'do coelho" que nos leva ao Mundo Subterrâneo", nos conta Pasquale Natuzzi Jr.
O trio também apresenta uma poltrona homônima, com design único onde o encosto ganha até mesmo orelhas de coelho. Um produto que já amealhou fãs ansiosos pelo seu lançamento futuro.
E o encanto não se limita à instalação que ocupa parte da via Durini. O showroom da Natuzzi serve de teletransporte para o visitante se sentir na Puglia. O arquiteto Fabio Novembre é o responsável pelo novo espaço, concebido no ano passado: uma verdadeira praça do sul italiano, onde o bem-estar e o conforto se tornaram uma filosofia não só de vida mas de trabalho.
"A coleção Natuzzi - The Circle of Harmony - Comfortness 2023 surgiu por meio de muita pesquisa. Uma pesquisa no passado da empresa. Nossa herança é a paixão pelo conforto que o mundo do design, às vezes, deixa de lado, priorizando formas e materiais e relegando o aconchego", explica o diretor criativo da marca italiana, uma das mais renomadas do mercado.
Por isso mesmo a Natuzzi traz para a Semana de Design de Milão seu conceito de conforto aliado ao bem-estar. "A comodidade representa luxo para a Natuzzi", observa Pasquale Jr, que também investe na produção sustentável. "Este lema do conforto e sustentabilidade foi abraçado por nossos designers e arquitetos, como Ingels, Fabio Novembre e Simone Bonanni, que interpretam magistralmente em suas criações o espírito Natuzzi Comfortness 2023", garante.
O sofá Colle, do dinamarquês Bjarke Ingels, do studio BIG, é conforto puro. Um retorno ao passado da marca. O projeto se inspira nos primeiros modelos Natuzzi reconhecidos pelo seu estilo suave e hospitaleiro. "É um modelo que retrata a descontração típica dos ambientes da Puglia e da vida mediterrânea", explica o Pasquale Natuzzi Jr.
Outro destaque da coleção é a mesa escultura Uragano (furacão em português). Com base de madeira e tampo de vidro, foi desenvolvida pelo departamento de design da própria empresa. As novidades continuam com a mesa de centro Tempio, em mármore travertino, de Fabio Novembre. Elegante e simples, assim como a Puglia e os puglieses.
B&B, Via Durini, 14
São 55 anos e a poltrona Up, do designer Gaetano Pesce, não envelhece. Pelo contrário. A mais nova versão da icônica peça da B&B chega à Semana de Design de Milão em edição limitada e numerada. São 500, em tecido na cor bronze e com uma corrente que une a poltrona ao pufe, detalhe concebido pelo próprio designer no projeto original.
Muitas das novidades da coleção 2023 são assinadas pelo seu diretor criativo Piero Lissoni, que apresenta o sofá modular Dambo, capaz de 28 combinações, e a poltrona em madeira Eryt.
O designer de Cingapura Gabriel Tan, atualmente vivendo em Portugal, colabora pela primeira vez com a B&B. Ele traz minimalismo elegante à marca com a coleção Quite Lines, composta de uma escrivaninha, um banco, criados-mudos e um biombo (painel articulado) em couro, metal e vidro.
Porro, Via Visconti di Modrone, 29
É tempo de mudanças. Ou melhor, de trocas de endereços. Assim como a Cappellini, a Porro inaugura seu novo espaço expositivo em Milão. A marca, que é comandada por Maria Porro, presidente do Salão do Móvel e terceira geração da família, leva seus produtos da via Durini para a via Visconti di Modrone, 400 metros distante da sede anterior.
O showroom abre ao público com uma instalação tricolor imersiva e um percurso que ilustra a história da Porro no mundo do design. Uma homenagem ao arquiteto e designer Bruno Munari, que desenhou o logotipo da empresa na década de 1960.
Entre os lançamentos de 2023, a poltrona Romby, da dupla GamFratesi. "Em 2020, eles nos presentearam com a cadeira Romby que agora se transforma em poltrona, perfeita para home office ou espaços comerciais. Prática e confortável graças ao assento, braços e encosto estofado. Os quatros pés em madeira criam um efeito visual convidativo", explica Maria Porro, que se diz ainda muito feliz com o retorno da colaboração com Alessandro Mendini, grande maestro do design falecido em 2019.
"Maria e Lorenzo Porro nos procuraram para que encontrássemos um projeto de Mendini. Fizemos uma pesquisa em nosso arquivo e encontramos Linea. Meu pai havia deixado todos os detalhes técnicos, tamanho, cor, etc", explica Elisa Mendini, filha do designer. A coleção é composta por dois aparadores e uma escrivaninha, produzidos em material sustentável: acetato de celulose, com edição limitada de apenas 50 peças por móvel.
"Apresentamos a proposta e a Porro aceitou na hora. Eles queriam algo colorido que fugisse um pouco dos padrões minimalistas da marca. Estamos muito felizes. Tenho certeza que meu pai ficaria feliz e satisfeito com o resultado", diz Elisa.
Zanotta, Piazza XXV Aprile, 16
No início de abril deste ano, a Cassina anunciou a compra da Zanotta. Uma verdadeira união de força e talento entre dois importantes nomes do design italiano. A Cassina, fundada em 1927, na cidade de Meda, faz parte do grupo Haworth Lifestyle Design, que agora também conta com a marca fundada em 1954 por Aurelio Zanotta, conhecido internacionalmente por seus móveis de alta qualidade e por ter lançado produtos icônicos, como o pufe Sacco, que já completou 55 anos.
Este ano, a Zanotta abre as portas do seu novo espaço "Zanotta House", na Piazza XXV Aprile, no coração do bairro de Brera, e ainda dá as boas-vindas oficial aos novos diretores artísticos da marca, Paolo Brambilla e Fabio Calvi.
A coleção 2023 inclui o sofá Bumber, desenhado pela dupla. Uma verdadeira escultura macia, uma peça modular de poliuretano e acabamento de alfaiataria. Outro destaque é a "família" de mesas Bol, do escritório Zaven, de Enrica Cavarzan e Marco Zavagno, com formas geométricas elementares.
A linha possui duas mesas com tampos circulares - com diâmetros de 135 cm e 160 cm - e outras duas ovais  - de 230 cm e 260 cm - em MDF opaco. Já a base é de poliuretano rígido lacado nas cores branco, laranja e verde militar. A marca também aposta na reedição da poltrona Galeotta, de 1968, que se transforma em cama, uma peça icônica do trio Jonathan De Pas, Donato D'Urbino e Paolo Lomazzi.
Salvatori, Via Solferino, 11
A Salvatori é uma empresa especializada em revestimento em mármore e pedras naturais. Voltada ao segmento luxo, a marca se orgulha de ter em seu núcleo uma produção sustentável inteiramente localizada na Itália. No showroom na via Solferino, no pátio interno de um edifício construído no início do século XX, a grife de design apresenta duas importantes novidades.
O revestimento Patchwork, em pedra natural, feito com descarte da produção. Pensado para vários ambientes, o lançamento é assinado por Piero Lissoni. O arquiteto italiano também desenvolveu o projeto para banheiros Hito, sempre em pedra natural, com o intuito de personalizar o espaço.
Destaque ainda para a instalação/escultura criada pelo artista Raffaele Savoldi com pequenas hastes retangulares de pedra natural recuperadas no descarte da produção. Nada se perde.
Moroso, Via Pontaccio,  8/10
Patricia Urquiola surpreende novamente. A arquiteta transformou o showroom da Moroso dando ao público a possibilidade de conhecer o espaço através de um percurso de ambientes elegantes numa homenagem ao meio-ambiente e seus recursos.
A diretora criativa da marca optou pelo uso de matérias-primas como a argila natural da empresa HD Surface, que reveste as paredes da entrada e do primeiro andar. O toque de classe está nos tapetes desenhados pela própria Urquiola para Tarkett, colocados estrategicamente no centro do showroom.
A coleção 2023 traz uma interação de diferentes linguagens, alargando a visão estética e de design aos espaços residenciais comuns. A designer espanhola apresenta a novíssima coleção Rows, composta por aparadores e mesas, a cadeira Pheaby e a mesa de centro Theo.
A Moroso traz ainda o début de novos talentos: Giorgia Zanellato e Daniele Bortotto trazem ao Fuorisalone 2023 a coleção Mangiafuoco. São mesas de centro e bandejas com tampo em cobre e pó de vidro que passa por um processo de queima a alta temperatura.
Ingo Maurer is back, Caselli 11-12 di Porta Nuova, praça Principessa Clotilde
A instalação "Light – Floating Reflection: Ingo Maurer Porta Nuova Emozione" é É um dos eventos que não podem ficar fora da agenda de quem está em Milão. Não só pela beleza, mas porque é a primeira vez que a marca alemã retorna ao grande palco do design depois do falecimento de seu fundador Ingo Maurer, em 2019, e da aquisição da empresa por parte da Foscarini.
Axel Schmid, project manager e profissional com grande experiência no setor de iluminação, criou uma majestosa e cenográfica instalação ao ar-livre, seja a visita de dia ou à noite. Um tapete de 30 metros, pintado em cores fluorescentes, atravessa o arco da Porta Nuova, construída no século XVI. Acima da plataforma, que mais se parece uma passarela, ergue-se um véu de material refletivo sustentada por uma estrutura de cabos de aço, que reflete os tons vibrantes abaixo.
A empresa ainda apresenta reedições e novos produtos nos espaços internos dos dois edifícios ao lado do arco. É o caso da luminária Porca Miseria, perfeita para a cozinha e sala de jantar, desenhada por Ingo Maurer há 24 anos. Realizada com louças quebradas e talheres, a peça é uma explosão visual. "Quando Ingo Maurer apresentou a luminária aqui na Itália, as pessoas ao se depararem com a mesma diziam: Porca Miseria [algo como "caramba!", em tradução livre] e assim acabou ganhando o nome", explica Schmid.
iGuzzini - Living Vibes, Blindarte - Via Palermo, 11
Outra atração da Semana de Design de Milão é a instalação Living Vibes, da IGuzzini, fabricantes de equipamentos e produtos de iluminação indoor e outdoor. O projeto leva a assinatura do renomado arquiteto italiano Stefano Boeri e da Artec Studio, responsável por toda a parte cenográfica de iluminação. O trabalho valoriza um dos edifícios históricos da cidade, construído no século XVII, e que já abrigou um museu, um centro artístico cultural e hoje é a sede da casa de leilões Blindarte.
Um percurso evocativo dá ao público a oportunidade de conhecer a história da iGuzzini através de produtos desenhados por grandes maestros do design, como a luminária Polsino de Gio Ponti, Zurique de Luigi Massoni, Sorella de Harvey, Nitia de Rodolfo Bonetto e Clan de Harvey em suas versões. Peças icônicas dos últimos 60 anos que serão reeditadas com sistema de iluminação sustentável e materiais modernos.
A instalação também dá espaço aos novos sistemas de iluminação que integram tecnologia, desempenho e sustentabilidade. Malhas metálicas (feitas com materiais reciclados e recicláveis) e madeira cobrem as superfícies internas do espaço, adaptando-se às suas formas como uma luva. E como não poderia deixar de ser, a luz se transforma em "guia turístico", orientando e dando sugestões aos visitantes através de uma interação multimídia de sombras, sons e cores, concebida com rigorosos critérios de redução do consumo energético e responsabilidade ambiental oferecidos pelos sistemas iGuzzini.
Entre os lançamentos da coleção 2023 estão Libera da Artec Studio, BeTwo by Alfonso Femia/AF Design, Whisper e Allure para ambientes residenciais e espaços públicos, com o objetivo de traduzir conforto visual e óptica inovadora. Destaque para as luminárias pendentes BeTwo de Alfonso Femia/AF Design. Uma peça luminosa eclética, perfeita para decorar com criatividade em três tamanhos. O conceito visual foi  inspirado no Pêndulo de Newton, com o qual o arquiteto usa da lei da física para criar um movimento rítmico.
Moooi - Salone dei Tessuti, Via San Gregorio, 29
Não há Fuorisalone sem as instalações extraordinárias da holandesa Moooi, nem sem seu co-fundador, Marcel Wanders. Presença e originalidade garantidas, a Moooi chega mais uma vez à Semana de Design de Milão com a promessa de seduzir a cidade e seus visitantes com uma exposição multissensorial nos espaços do Salone dei Tessuti.
"A Life Extraordinary" é uma vitrine de lançamentos e mostras emocionantes. A imponente Knitty Lounge Chair é um verdadeiro chamariz para quem quer relaxar. A peça é produzida com tecido de malha, disponível em várias cores, com um revestimento acolchoado que envolve uma estrutura sólida. A sensação tátil é inigualável.
O artista argentino Andrés Reisinger apresenta coleção de tapetes que lança um novo conceito de fragrância para casa, batizado de Moooi x EveryHuman.
Outro lançamento é a Pallana Light da IDEO, empresa americana especializada em design de produtos. Uma luminária de teto de formas clássicas e unidas mecanicamente criam um design dinâmico que se adapta a qualquer ambiente. Seis argolas iluminadas fixadas em uma barra horizontal podem ser facilmente movimentadas dando a possibilidade de que o feixe de luz incida sobre qualquer superfície. A peça ainda dispõe da função dim-to-warm, onde é possível controlar a temperatura da cor (quente ou fria) e a intensidade da luz, simultaneamente.
A cobertura de HAUS na Semana de Design de Milão 2023 tem a parceria da Natuzzi.