MDW 2023
Feira de Milão 2023
Distrito de design mais antigo de Milão mantém vigor e enfileira destaques no Fuorisalone

Tortona Rocks, de Fabio Novembre | Andrea Breda/Divulgação
Durante a Semana de Design de Milão, a Zona Tortona é passagem obrigatória para quem gosta de arte, instalações criativas e jovens talentos que despontam no cenário internacional. O distrito pode ser considerado o "irmão mais velho" dos bairros que difundem o design durante a MDW: foi o primeiro do Fuorisalone.
Tudo começou há quarenta anos, com os jornalistas Flavio Lucchini e Gisella Borioli, idealizadores do Superstudio 13 que (não por acaso) agregava exatos treze estúdios fotográficos destinados à realização de editoriais de moda. Dezessete anos mais tarde, em 2000, o espaço se fundiu ao aclamado SuperStudio Più.
Em poucos anos, Tortona se tornou modelo a ser seguido por outros bairros de Milão. Na Semana de Design de 2023, a região chama a atenção pela diversidade de propostas.
Confira os destaques elencados por HAUS:
Tortona Rocks
O arquiteto pugliese Fabio Novembre, de fama mundial, leva a sua criatividade para o espaço Tortona Rocks e assina um projeto imersivo para a IQOS, marca de cigarros eletrônicos da Philip Morris. A instalação Metropolis "joga" com o conceito de viver em comunidade na metrópole. O dispositivo de uso cotidiano torna-se, para todos os efeitos, um objeto de design concebido para uma comunidade de pessoas que compartilham espaço, como num grande condomínio.
Discover the jungle

Da cidade à floresta em menos de um minuto. O escritório de arquitetura 23 Bassi trouxe um pouco da fauna e flora tropical para dentro da cidade apostando na sustentabilidade. A pedido da Fundermax, fabricante de painéis para fachadas externas e produtos decorativos para design de interiores, os arquitetos deram vida a uma instalação imersiva onde o público embarca em uma jornada nas selvas através do som e do olfato. Papagaios, girafas e até elefantes convivem harmoniosamente com plantas e árvores tropicais.
IKEA

Na Via Tortona, 58, em frente ao Superstudio Più, a Ikea apresenta uma mostra sobre seus 80 anos de história e a instalação sensorial "Assembling the Future Together", sobre como serão as moradias do futuro.
A gigante do design mundial também aproveita a ocasião para lançar a nova coleção Nytillverkad. São produtos icônicos da marca com nova roupagem: formas já conhecidas em novos acabamentos, cores e padrões. Entre eles, destacam-se o banquinho Domsten, com tampo em pinho e pés coloridos, e a mesa de centro Lövbacken, que combina a madeira com cores fortes como verde, laranja e azul.

Já peças vintage como a cadeirinha para crianças Mamut, de 1993, e a poltrona Kadett, de 1974, surgem em edição limitada e serão colocadas à venda em uma das lojas da marca em Milão após a MDW.
Superdesign Show

Projeto de Gisella Borioli com direção artística de Giulio Cappellini, Superdesign Show tem como fio condutor a máxima Inspiration-Innovation-Imagination (Inspiração-Inovação-Imaginação, em tradução livre). Um macro-tema que vai da pesquisa de materiais sustentáveis e reaproveitados aos novos talentos que investigam para onde caminha o design e os estudos sobre a evolução da arquitetura na era da inteligência artificial.

Destaque para as grandes folhas flutuantes no espaço, que simboliza o compromisso da Lexus, montadora de carros ligada à Toyota, com a mobilidade de baixo impacto. A instalação, que tem como protagonista o novo modelo Lexus Electrified Sport Coupé, do designer americano Suchi Reddy, é inspirada nas obras de Henry Matisse.

Já a irreverência da marca TOILETPAPER, com suas estampas surreais, passa a fazer parte da coleção de geladeiras Samsung. As portas duplas dos modelos American Freestanding podem ser personalizadas com quatro grafismos diferentes.
BASE Milano

A força do sexo frágil inspirou artista francesa Claire Fontaine, que dá as boas-vindas aos visitantes da BASE com o seu projeto Cancel Patriarchy. . Letreiros em néon declaram o poder feminino e pregam o amor.

Pelo segundo ano, a mostra "We Will Design: we have an I.D.E.A" abre espaço para escolas, jovens artistas e designers. Um programa de atividades que inclui palestras, noites musicais e até oficinas para crianças, pensadas para aproximar os baixinhos do design. Um dos destaques é o trabalho da designer inglesa Sanne Visser, que desenvolveu uma técnica para criar "tecidos" de fios de cabelo misturados ao linho, vicunha e lã. "É um material que é descartado e pode ser reutilizado. Resistente e sustentável", explica.
A cobertura de HAUS na Semana de Design de Milão 2023 tem a parceria da Natuzzi.