MDW 2023

Feira de Milão 2023

Brasileiros dominam Milão com projetos no Salone del Mobile e Fuorisalone

Sharon Abdalla e Fernanda Massarotto, especial para HAUS
19/04/2023 01:34
Thumbnail

Instalação de Alê Jordão para Galleria Paola Colombari, no Fuorisalone | Divulgação

Não é novidade que os brasileiros dominam as ruas, instalações e pavilhões durante a Semana de Design de Milão. A cada ano somos mais visitantes e, especialmente (e felizmente), mais expositores. De marcas consagradas nacional e internacionalmente a designers estreantes, os projetos brazucas integram as programações do Salone del Mobile.Milano e do Fuorisalone, em endereços tradicionais e novos distritos milaneses.
Uma das marcas vanguardistas deste movimento, a A Lot of Brasil, que tem à frente o designer Pedro Franco, discute a ancestralidade e leva o pixo brasileiro para o pavilhão 4 da Rho Fieramilano, onde estão concentradas as mais relevantes indústrias do design mundial.
Também no Salone del Mobile, a Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) apresentam o “Design Brazil + Industry", que reúne os trabalhos colaborativos de 21 fabricantes e 19 designers.
“Design Brazil + Industry" na Universitá
“Design Brazil + Industry" na Universitá
Entre eles estão a cadeira Carmel, caracterizado pelo encosto com trabalho em macramê, design de Solana Marianell para a Tidelli, que atua na produção de mobiliário outdoor living.

Pelas ruas de Milão

Fora do pavilhão, o roteiro brasileiro se distribui pela cidade. Um dos endereços mais sofisticados do design tupiniquim, o showroom da Etel, na via Maroncelli, celebra os 30 anos da marca com a mostra elaborada pelo SUPERLUNA STUDIO. Nela, o público conhece mais sobre a história da Etel por meio da exposição de 150 miniaturas em 3D dos produtos mais icônicos da coleção da marca, com curadoria de Lissa Carmona, filha de Etel Carmona, fundadora da marca homônima, e "padrona de casa", como dizem os italianos.
Cadeira Kanguru, de Jorge Zalszupin
Cadeira Kanguru, de Jorge Zalszupin
O centenário da chegada de Gregori Ilych Warchavchik, um dos principais nomes da primeira geração de arquitetos modernistas do Brasil, também integra a programação. "Aproveitamos a data para reeditar algumas das peças de Warchavchik, em edição limitada", anuncia Lissa Carmona. Já entre as novidades, destaca-se o lançamento da Kanguru, cadeira desenhada pelo mestre Jorge Zalszupin.
Vizinho à Etel, ainda na Via Maroncelli, o arquiteto Arthur Casas traz para Milão a nova coleção produzida pela marca de luxo. As peças têm em comum o traço inconfundível e a sofisticação, como observado no sofá Ela, da mesa de centro Bala Soft (em madeira e vidro), e nas luminárias Fred, Ginger e Gene. Casas ainda lançou, nesta terça-feira (18), o livro "Arthur Casas: Architecture", publicado pela Rizzoli.
Arthur Casas x ETEL
Arthur Casas x ETEL
Seguindo no endereço, os brasileiros Alê Jordão, Ronald Sasson e Adriana Fortunato estão acompanhados do polonês Pawel Grunert e dos italianos Antonio Cagianelli e Alessandra Roveda na mostra “Homage to Carlo Mollino", organizada pela Galleria Paola Colombari, em colaboração com LANIERI Italia, em homenagem aos cinquenta anos da morte do arquiteto italiano.
Reconhecido pelo trabalho em neon, o paulistano Alê Jordão apresenta a obra "Carnaval". "Fiquei encantado com o extraordinário trabalho cênico surrealista pop do ex-cinema Lutrario, hoje Dancing Le Roi, de Turim, um projeto de 1959", explica o artista que se inspirou nos efeitos lúdicos e coloridos da iluminação desenhada pelo arquiteto Carlo Mollino. "A instalação se revela através de um arco (de 1 metro de largura e 2,20 m de altura) em ferro pintado de rosa com a escrita "Sexy Pink", em neon.
Além dela, uma das salas da Galleria Paola Colombari foi transformada por Alê em um salão de dança com cinco luminárias em neon de 1,60 m de altura nas cores amarelo, azul, laranja, verde e rosa.
Cadeira Polipo
Cadeira Polipo
Ronald Sasson, por sua vez, expõe a cadeira Polipo, em edição limitada. Em madeira, a peça interpreta as formas neo-orgânicas do trabalho de Carlo Mollino.

Design e tecnologia

O distrito de Certosa, novidade na Semana de Design de Milão, também conta com a presença de projetos "verde e amarelos". O edifício conhecido como “La Cattedrale" abriga a exposição "Innovation for Living", organizada pela Designtech com percurso expositivo assinado pelo renomado escritório de design Pininfarina. A plataforma é um "hub" focado no design, arquitetura e no setor de construção e imóveis com objetivo de conectar empresas líderes a startups e apresenta projetos de profissionais do Paraná e Minas Gerais.
Mesa Ópera, da Anima Studio Design
Mesa Ópera, da Anima Studio Design
Os curitibanos do Anima Studio Design, Leandro Fragoso, Sharon Abdalla e Welison Santos, expõe pelo segundo ano na MDW e em 2023 apresentam a mesa Ópera. A peça traz linhas e materiais que resgatam e fazem referência à linguagem arquitetônica inaugurada na capital do Paraná na década de 1990. O grande destaque do móvel, no entanto, é o tampo em Active Surfaces®️, revestimento ultracompacto com 6mm de espessura e inúmeras propriedades tecnológicas, como a captura de CO² do ambiente.
Gabriel Zanier de Leão assina a ODT Collection
Gabriel Zanier de Leão assina a ODT Collection
Outro talento do Paraná é o designer Gabriel Zanier de Leão, que apresenta a ODT Collection. As peças "fundem" a antiga arquitetura de Curitiba com o Art Nouveau e o ecletismo. O resultado? Peças únicas e funcionais que enfatizam a natureza e os benefícios do uso de plantas em ambientes fechados. A poltrona e a mesa expostas, realizadas em ferro, contam com um pequeno espaço para se colocar vasos de plantas, que podem se desenvolver "agarradas" à estrutura.

Interni

Mostra imperdível em Milão, realizada na Università degli Studi di Milano, a exposição da Interni destaca o trabalho de cerca de 40 designers brasileiros na exposição "Temporal". Em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), ela reúne mobiliário, iluminação, tapeçaria e exemplares de novos materiais desenvolvidos em solo brasileiro, como o micélio da paranaense Mush.
Furf Design para Esmo
Furf Design para Esmo
Entre os lançamentos, a estante da coleção Casa de Ferreiro, em metal e madeira, assinada pela Furf Design para a Esmo Design. A poltrona Sucuri, por Érico Gondim, leva a fauna brasileira para o mobiliário, enquanto o banco Sertão, por Patrick Afornali reinterpreta as referências do semiárido brasileiro.
Sucuri, poltrona de Érico Gondim
Sucuri, poltrona de Érico Gondim
A cobertura de HAUS na Semana de Design de Milão 2023 tem a parceria da Natuzzi.