Olhar técnico

Feira de Milão 2022

Uma decoração mais prática, confortável e possível

Equipe Berneck
13/07/2022 19:19
Thumbnail
A participação do time da Berneck no iSaloni, Salão Internacional do Móvel de Milão, um dos eventos de móveis e decoração mais importantes do mundo, confirmou que a empresa está em sintonia com as principais tendências do segmento. Pelo olhar da Berneck, a aposta será em produtos que valorizam a praticidade, o conforto e a viabilidade, no sentido de ter uma decoração mais “possível” do que ostentativa e dramática, e que leva em conta o usuário em primeiro plano.
Para a diretora comercial e de marketing da Berneck, Graça Berneck Gnoatto, a feira apostou na despretensão e principalmente na funcionalidade das soluções que também valorizam o bem-estar e a convivência nos ambientes. “Justamente como resposta para esse período crítico que foi a pandemia”, complementa.
E como trazer essas tendências de forma mais palpável? Graça analisa o uso de cores diversas e muitas referências ao movimento oriental Japandi, que leva em consideração o design limpo e minimalista, porém, cheio de significado, estilo que, aliás, é uma das inspirações da Coleção Sentido, nova coleção da Berneck lançada em julho.
Outro movimento observado no evento, e que também inspirou a nova coleção, foi o Brutalismo, trazendo tons de bege e marrom sendo utilizados com muita criatividade em tampos e frontais e que remetem à pedra. “Vimos uma grande sintonia entre a nova coleção e o que foi apresentado na feira”, aponta Graça.

Mais liberdade 

Em alta, as cores apareceram em diversas peças na decoração. Um exemplo é o verde, do padrão Verti, da Berneck, que pode ser visto em móveis e ambientes na feira.
Em alta, as cores apareceram em diversas peças na decoração. Um exemplo é o verde, do padrão Verti, da Berneck, que pode ser visto em móveis e ambientes na feira.
A equipe da Berneck também destaca outras tendências do evento, como composições mais livres e harmônicas, a mistura de materiais, a presença marcante das pedras (que estão no portfólio da empresa em padrões como o Basalto, lançamento da coleção Sentido, o Terrazza e o Volakas) e o destaque para os materiais artesanais, como a marchetaria, uma técnica ancestral utilizada para compor em uma superfície misturando diversos materiais e acabamentos.
Os detalhes aparecem orgânicos e redondos em projetos de arquitetura e decoração, e nos móveis. “Podemos notar a volta dos puxadores, as espessuras mais robustas, os veios bem linheiros e ilhas com pés soltos. O cinza ressignificou-se e se apresentou em lacas metalizadas ou até no produto in natura como inox ”, analisa a supervisora de produtos da Berneck, Andrea Colin Correa.
Na prática, os profissionais vão notar que estão em alta tecidos como o “boucle”, que apresenta uma sensação aconchegante e um grande convite ao toque; muito vidro colorido; tom sobre tons; duotones e colorblock. Nos móveis, sofás sem pés, confortáveis e com maior aderência aos ambientes, além da valorização do Kintsugi, a arte japonesa de reparar cerâmicas quebradas. Uma proposta que transcende a origem e amplia a aplicação no mobiliário, evidenciando o aumento do ciclo de vida dos produtos e a forte tendência do pensar sustentável, um dos temas abordados nessa edição do iSaloni.
Para quem quer apostas nas cores, o azul acinzentado, todas as paletas de marrom e bege, as madeiras coloridas, como cinza, azul, marsala e verde, estarão em alta. Um exemplo é que o verde (do padrão Verti da Berneck) teve bastante relevância nos móveis e ambientes apresentados na feira.
Padrões do portfólio da Berneck, como o Mostrato e Denim , o Louro Preto e o mais novos padrões como Carvalho Japandi, Nogal Artezzano e o Taupe, um marrom quente exuberante, que fazem parte da nova coleção Sentido foram vistos de forma expressiva em diversos momentos durante toda a semana de design.