Nova geração
Feira de Milão 2022
Jovens talentos do design brasileiro e estrangeiro são destaque do Salone Satellite
![Thumbnail](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/08181836/Felicia-Infinity.jpg)
Com foco na sustentabilidade, coleção Infinity, de Felicia Arvid, substitui espuma por poliéster reciclável. | Divulgação
Foram dois anos sem a jovialidade e o talento dos criativos do Salone Satellite - a chamada cereja do bolo do Salão do Móvel, que tem em Marva Griffin sua idealizadora e curadora.
A 23ª edição do Satélite traz cerca de 600 talentos under 35 que chegam a Milão vindos de 48 países, dos quais cinco - Chipre, Congo, Cuba, Nigéria e Qatar - participam pela primeira vez.
As novas promessas do design internacional interpretam com suas obras o nosso futuro por meio do tema Designing For Our Future Selves. Conheça os projetos de alguns dos jovens designers que estão no Pavilhão 3 da feira.
Guilhotine, Auris e Anita - Brasil
Criatividade e originalidade são elementos que não faltam ao design brasileiro. Prova disso é a presença de nossos conterrâneos no Salão Satélite 2022, vencedores da primeira edição do prêmio Adriana Adam de Design.
![Espelho Guilhotine, Mesa Anita e Luminária Auris são apresentadas em Milão](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/08181826/Brasileiros2-Salone-Satelite-.jpg)
Foram mais de 400 projetos inscritos de todo o Brasil, com curadoria do arquiteto e crítico de design Marcelo Lima. O prêmio é uma homenagem do arquiteto italiano Gaetano Pesce à designer romena radicada no Brasil Adriana Adam, e tem como objetivo perpetuar o legado de uma das principais incentivadoras do design nacional.
Ricardo Lanfredi Peruzzolo, designer gaúcho de 22 anos, e primeiro colocado, traz para Milão o seu espelho Guilhotine, enquanto a paulista Manoela de Assumpção Gazze revela no Salone Satellite a luminária Auris.
![Brasileiros vencedores do prêmio Adriana Adam expõem peças vencedoras em Milão](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/08181822/Brasileiros-salonesatelite.jpg)
Os curitibanos Welison Barbosa e a editora de HAUS, Sharon Abdalla, que faz sua estreia como designer, apresentam a mesa de madeira maciça Anita, que homenageia Anita Malfatti e é esculpida a mão com tampos revestidos com tufting, técnica de tapeçaria manual.
Meta.fisico, uma poltrona de cogumelos - Itália
Inspirado na pintura do mestre italiano Giorgio De Chirico, o pai da Metafísica, o designer Cosimo De Vita criou a coleção Art-Meta.Fisico que chega ao Salone Satellite 2022. O italiano mostra que marcenaria pode ser mais natural do que parece e apresenta uma poltrona construída a partir de micélio (cogumelos) com madeira.
![Uma poltrona revestida de filamentos de cogumelos é a proposta do designer italiano.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/08181831/Cosimo-De-Vita-satelite.jpg)
Os filamentos dos cogumelos crescem e se expandem na madeira, criando uma massa perfeita para fornecer estrutura em forma de móveis. "A madeira utilizada é cortada em tiras, que depois vai ao forno dentro de pequenos moldes. Então, sobre esses moldes, os fungos são cultivados e vão crescendo, formando um emaranhado com a madeira", conta o designer italiano durante o Salone Satellite.
HUG - Itália
As italianas Giulia Piovesan e Barbara Medeot mostram que o "Made in Italy" é tão criativo, sustentável e acessível economicamente a ponto de - quem sabe um dia - competir com a gigante Ikea. "Nosso produto é mais fácil de montar que os da empresa sueca", brinca Giulia, que é arquiteta e que ao lado da amiga projetou HUG (Abraço), um móvel multifuncional.
![HUG propõe funcionalidade na montagem e conforto ao sentar.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/08181840/HUG-Giulia-Piovesan.jpg)
Realizado totalmente com madeira descartada pela indústria moveleira, a dupla criou um sistema de montagem de fácil manuseio e intuitivo, pensado para atender às mais variadas necessidades e exigências do consumidor. A cadeira, que pode se transformar em um balanço e até mesmo em um banco, é de madeira de Faggio, uma planta difundida na região e que é renovável.
OTO - A cadeira do abraço - França
Projetado para as necessidades de pessoas autistas, a OTO (cadeira do abraço) é uma criação da designer francesa Alexia Audrain. A cadeira possui paredes internas infláveis que aplicam pressão profunda no corpo e que ajuda a reduzir a ansiedade em indivíduos com distúrbios sensoriais. "Esse 'abraço' faz com que essas pessoas se acostumem ao toque e a uma maior interação social", comenta a jovem designer.
A OTO foi co-projetada com o auxílio de pessoas diretamente afetadas pelo autismo e desde 2021 está em uso no Centro de Excelência em Autismo e Distúrbios do Neurodesenvolvimento na França. Por enquanto, existe apenas um modelo de cadeira OTO em um hospital na cidade de Tours, na região central da França, que também é usada para demonstração em eventos.
![A cadeira do abraço foi desenvolvida para reforçar a sensação de acolhimento e promover a pressão necessária para pessoas com autismo em momentos de reorganização](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/09095206/Otochair.jpg)
"Temos recebido muitos feedbacks e fizemos muitas melhorias (ruído, controle remoto do usuário, tecido) no primeiro modelo. Com todo esse conhecimento, construímos parcerias com produtores que nos levaram a um novo design com um menor custo", conta Alexia. A cadeira OTO começará a ser vendida no fim deste ano só sob encomenda. Os interessados podem entrar em contato por este endereço.
Infinity collection - Dinamarca
O tema da coleção da dinamarquesa Felicia Arvid é o infinito. A designer utiliza tecidos drapeados para criar formas tridimensionais a partir de um tecido plano. À primeira vista, se pensa em peças de couro, mas o conceito é justamente o oposto. A palavra de ordem é sustentabilidade com um novo tipo de mobiliário sem o uso de espuma, mas sim o de poliéster reciclável. Ao eliminar o uso de espuma, o mobiliário é composto apenas por dois componentes – poliéster reciclável e aço. "Faço um uso limpo e simples de materiais. Fácil de montar e desmontar e reciclar novamente", comenta a jovem dinamarquesa.
![Com foco na sustentabilidade, coleção Infinity, de Felicia Arvid, substitui espuma por poliéster reciclável.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/08181836/Felicia-Infinity.jpg)
A coleção exposta no Salone Satellite é composta por um banco, uma cadeira, uma espreguiçadeira, um pufe e uma divisória. Tudo realizado com um tipo de poliéster reciclado desenvolvido pela empresa de tecidos dinamarquesa Gabriel. O tecido é comprimido, o que o torna rígido o suficiente para suportar o peso do corpo. Colocar o tecido na estrutura de aço cria a ilusão de um móvel denso quando é apenas o ar entre os materiais que dá volume. "O nome da coleção é Infinity porque o drapeado do tecido pode continuar até o infinito em qualquer tipo de móvel e lembra o símbolo do infinito", diz Felicia.
Salone Satellite Awards 2022
Nesta quarta-feira (8), o júri também anunciou os três projetos vencedores da premiação do Salone Satellite Awards. O prêmio priorizou a mensagem contida nas criações e o cunho sustentável e inclusivo.
A primeiro colocada foi Lani Adeoye, da Nigéria, com o protótipo RemX, um andador que, com seu design e elegância estética, confere dignidade para quem o usa. A vencedora se inspirou no artesanato local dando um toque contemporâneo. O segundo colocado é o Studio Gilles/Belgium is Design, com o projeto Lamps, uma série limitada de lâmpadas. A sérvia Djurdja Garčević leva o terceiro lugar com Meenghe, realizado com restos de pneus, matéria-prima reciclada, que se transforma em pufes, vasos e até lixeiras.