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Feira de Milão 2022
Passado, presente e futuro se misturam na Semana de Design de Milão
![Thumbnail](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07163154/Foto-capa-Milão.png)
A poltrona Hortênsia, dos argentinos Andrés Reisinger e Júlia Esqué, apresentada em nova cor pela Moooi.
"Energia". Este foi o substantivo eleito pela presidente do Salone del Mobile, Maria Porro, para definir o que ainda viria a ser a 60ª edição do evento, âncora da Semana de Design de Milão, quando conversou com a nossa equipe antes mesmo da abertura dos portões da tradicional Rho Fiera. Uma previsão certeira! Passados os seis dias de realização da maior celebração do design mundial (que teve palco de 7 a 12 de junho), e sete, se contados também os das exposições da mostra paralela e igualmente relevante Fuorisalone, o que se viu na Milan Design Week (na sigla em inglês) foi um manifesto à vida, em todas as suas esferas, e uma alegria genuína em quem estava ali, desfrutando de tudo o que a capital do design sempre tem a oferecer.
![Sofá da coleção Why Now?, por Spotti com Tacchini.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160421/29.jpg)
Não era para menos. Após dois anos sem que os eventos pudessem acontecer em sua forma tradicional ou contar com visitantes de todas as partes do mundo – em 2021 foi realizado o SuperSalone e, neste mesmo ano e no anterior, edições digitais do Fuorisalone –, o clima nos estandes, nas ruas, nos metrôs de Milão foi de reencontro. Reencontro das marcas com seus clientes, dos designers com os usuários de suas peças (ou fãs de seu trabalho), com a história e o futuro do design.
![Poltrona da coleção Pacific, por Patricia Urquiola para Moroso.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160423/30.jpg)
Pode soar antagônico, mas não o é. No design, passado e futuro andam de mãos dadas. Tanto é verdade que o Salone del Mobile celebrou seus 60 anos com uma edição que esteve com os olhos voltados para os próximos 60, podemos arriscar a dizer, exaltando temas urgentes para que eles sejam possíveis, tendo à frente uma presidente jovem e apresentando ao mundo mais de 600 designers da nova geração, que debutaram no Salone Satellite. A mostra, realizada dentro da programação oficial do iSaloni, já revelou inúmeros talentos, como o designer Pedro Franco, para citarmos um exemplo brasileiro, sob a curadoria de Marva Griffin, “la mamma” do design, cuja vitalidade e conhecimento coloca todos aqueles jovens a quem ela acolheu no chinelo.
![A mesa de escritório une-se à mesa de centro e ao tapete como os novos itens que passam a integrar a coleção Quaderna, por Superstudio para Zanotta, na ocasião da celebração de 50 anos de seu lançamento pela marca.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160413/25.jpg)
Outro exemplo? A celebração do bom, e por isso durável, design, que carrega consigo a provocação de se há mesmo a necessidade de a cada nova edição da Semana de Design sermos surpreendidos com o inédito. A Zanotta, por exemplo, direcionou seus holofotes para a Quaderna, assinada pelo Superstudio, que completa 50 anos e, por isso, ganhou três novos produtos para a coleção: mesa, mesa lateral e tapete. Já a B&B Italia, que neste ano recebeu seus visitantes no showroom da marca, trouxe a poltrona Le Bambole (As Bonecas, em português), de Mario Bellini, em uma nova versão supersustentável. As formas generosas e acolhedoras da peça, que também celebra seu cinquentenário neste 2022, utiliza materiais de última geração e técnicas construtivas modernas que fazem do seu projeto completamente desmontável e, portanto, 80% reciclável.
![50tinha celebrado nesta edição da Semana de Design de Milão, o sofá modular Le Mura, por Mario Bellini, foi reeditado pela Tacchini. A forma se manteve original, mas sua resistência e conforto foram reforçados com o emprego de novos materiais e revestimentos.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160418/28.jpg)
Tendência ou manifesto?
A sustentabilidade, inclusive, foi tema onipresente na Semana de Design de Milão 2022. No Salão do Móvel, uma área considerável do pavilhão 15 recebeu a instalação “Design com Natureza” (na tradução do inglês), assinada em conjunto com o arquiteto Mario Cucinella. Partindo dos conceitos da economia circular e da reutilização, ela discutia como as cidades são as possíveis maiores reservas de matérias-primas do futuro, a partir da exposição de novos materiais, sem deixar de alertar para o impacto das nossas escolhas de consumo para o meio ambiente. Uma delas feita pela própria organização do evento, que pela primeira vez não revestiu com carpetes as dezenas de quilômetros de corredores dos seus espaços expositivos, como bem pontuou sua presidente, Maria Porro.
![A cadeira Alpina, projetada pelos designers britânicos Edward Barber e Jay Osgerby para Magis, tem desenho simples e limpo, com estrutura em madeira maciça de freixo certificado. O destaque, no entanto, vai para o encosto, moldado por injeção de polipropileno de base biológica derivada de óleos de cozinha usados.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160325/2.jpg)
Dentro dos pavilhões da Rho Fiera, os lançamentos apresentados pelas tradicionais e celebradas indústrias do setor também não deixaram a desejar no quesito. Uma das principais delas e que se agigantou durante as décadas passadas com suas peças em plástico, a Kartell apresentou inovações em materiais que resultaram em produtos mais sustentáveis, como a cadeira Re-Chair, por Antonio Citterio, desenvolvida em parceria com a Illy e produzida com resíduos de cápsulas de café não utilizadas na fábrica da marca.
![A Re-Chair, por Antonio Citterio para Kartell, produzida em parceria com a Illy. A matéria-prima para a produção da cadeira, apresentada inicialmente no preto, utiliza cápsulas de café rejeitadas no processo de produção da marca de cafés italiana, dando uma sobrevida ao material.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160357/16.jpg)
É de Citterio, também, o sofá Esosoft, que apresenta linhas curvas – outro dos destaques entre os lançamentos - bem ao estilo vintage da década de 1960 com estrutura em alumínio, poliuretano biológico e revestimento em tecido de garrafas pet recicladas, em seu debut para a Cassina. E nem a Natuzzi, marca celebrada e reconhecida por suas peças em couro, ficou de fora, como mostra o pufe Terra, pelo designer italiano de Marcantonio, produzido com materiais totalmente sustentáveis, seja o tecido ou a estrutura interna em pet reciclável.
Ode à casa
A valorização da casa, retomada desde os tempos de confinamento, também se fez presente – e de variadas formas. A aposta nas cores foi e continuará sendo um refúgio e uma maneira de trazer alegria, energia e vida aos ambientes domésticos. Nesta edição da Semana de Design, elas apareceram vibrantes, em tons de rosa, azul, amarelo, verde e magenta, predominantemente, tanto em estofados como revestindo toda a cozinha, o que coloriu os pavilhões da EuroCucina. Em outros lançamentos, elas ganharam ainda mais destaque ao receberem acabamentos metálicos. O que contribuiu para potencializar o apelo estético ao trazer um toque sofisticado às peças.
![As três novas tonalidades em laca fosca acetinada das cozinhas da Next125, que mostram que nem elas passaram ilesas à imersão no universo das cores que marcou esta Semana de Design.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160417/27.jpg)
As referências à natureza são outro tema já recorrente e que também não perderam o posto. Na exposição da Moooi, uma das mais procuradas durante toda a semana, o designer Marcel Wanders explorou da fauna à flora em papéis de parede com toque aveludado que estampavam tigres, cobras e outras espécies e em móveis que pareciam flores desabrochadas, caso da poltrona Hortênsia, dos argentinos Andrés Reisinger e Júlia Esqué, apresentadas agora em novas cores.
![Mesa Kintsugi, por Pedro Franco, da A Lot of Brasil, com Granos, traz tampo em mármore quebrado à mão que deixa aparente a fenda na pedra natural.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160406/21.jpg)
Da mesma forma, as pedras seguem majestosas e apareceram reproduzidas em acabamentos industrializados, como porcelanatos, e em sua versão natural. Neste último, um dos destaques é a mesa Kintsugi, assinada por Pedro Franco, da A Lot of Brasil, única marca brasileira a expor no pavilhão 20, um dos mais importantes da Rho Fiera. Quebrado à mão, o mármore do tampo deixa aparente as rachaduras da pedra e a fenda em aberto, exaltando a beleza da imperfeição e fazendo referência à técnica de restauro japonesa de mesmo nome que utiliza fios de ouro para recuperar peças quebradas.
Serve de quê?
![Oasi, de Stefano Boeri para Aran Cucine.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160428/32.jpg)
Para um, dois ou vários usos. O apelo multifuncional das peças também não é novidade, mas ganhou toques criativos nas mãos dos designers e arquitetos que estão entre as estrelas do setor. O arquiteto Stefano Boeri, por exemplo, trouxe as funções de cozinha e bancada à Oasi, para Aran Cucine. Em formato de ilha, o móvel compacto esconde a pia, o fogão de indução, geladeira, máquina de lavar-louça e áreas de armazenamento, transformando-se em uma extensa bancada. Não bastasse isso, ela ainda utiliza madeira natural reaproveitada dos postes de Veneza (que são trocados a cada duas décadas) como revestimento e traz uma árvore no centro da ilha, fazendo a natureza invadir a cozinha.
![Para a Campeggi: Kai, o assento inteligente de Sakura Adachi.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160429/33.jpg)
Na Campeggi Design, a mesa vira banco ou o banco vira mesa apenas por um girar de chapa da Kai, por Sakura Adachi. Aparece novamente também a cor, vibrante como a do banco-balanço Smarte, por Denis Santachiara. Um convite ao brincar, ao lúdico, à leveza e à liberdade. Liberdade para fazer da tecnologia (em materiais e ferramentas digitais) e do design aliados para se decorar e, principalmente, se viver a casa da maneira que faz mais sentido aos seus moradores, em quesitos funcionais e estéticos.
![Smarte, de Denis Santachiara para a Campeggi.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160425/31.jpg)
Data marcada
Se foram dois anos de espera para este (re)encontro com a Semana de Design de Milão, até o próximo não será nem sequer um. Serão 10 meses, para sermos exatos, até a realização da 61ª edição do Salone del Mobile.Milano, que será recebida pela mesma Rho Fiera Milano entre os dias 18 e 23 de abril de 2023. E, mesmo que ainda embriagados pelo volume gigantesco de inspirações e reflexões da edição 2022, não há como não tentar prever, ou ao menos imaginar, o que virá pela frente. Alguma aposta?
Tendências de Milão
Cada foto traz as tendências do Salão em forma de ícones. Confira:
![](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07161335/Cópia-de-CORPO-DO-TEXTO-PADRÃO.png)
![A simpática tartaruga marinha Margot, por Alessandra Baldereschi para Bosa, carrega uma mensagem importante ao fazer referência à tartaruga cabeçuda, espécie ameaçada de extinção e pelas alterações climáticas. Parte da venda das peças, assim como do panda Bernardo e do Pinguim DAB, é revertida para a WWF.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160327/3.jpg)
![Dez anos após sua primeira edição, a cadeira Juno 02, por James Irvine para Arper, é relançada em uma nova paleta de cores, inspirada no mundo natural, e em uma versão feita com 70% de plástico reciclado. Com design leve e aberto, o modelo ainda é empilhável.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160348/12.jpg)
![Quantas cores e tons é possível um móvel apresentar? Para as mesas Donald, por Phillippe Starck para Glass Italia, a resposta é muitos. Quadradas ou retangulares, elas têm base composta por uma grossa chapa de aço inoxidável polido espelhado, encimada por um volume em vidro transparente colorido, colado a 45°, no qual a cor se desvanece e se inclina até se dissolver e desaparecer.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160337/7.jpg)
![A cadeira Rainha Cartagenas, por Sebastian Herkner para a colombiana Ames, traz o colorido das técnicas artesanais em trama manual.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160317/1.jpg)
![A mescla de acabamentos em madeira, vernizes e metálicos é destaque na cozinha Lounge, da Veneta Cucine.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160408/22.jpg)
![A coleção Balconi, da Diabla por Oiko Design Office, é composta por mesa e cadeira dobráveis para área externa produzidas a partir de resíduos plásticos.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160335/6.jpg)
![Na linha de tapetes Goz, que assina para a GAN, o arquiteto japonês Kengo Kuma apresenta o seu olhar para o artesanal a partir da lã e da madeira teca, em seu estado natural.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160340/8.jpg)
![Contemporâneo, com formas avantajadas e cor vibrante. Este é o sofá Cosy Island, por Francesco Rota para MDF Italia.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160358/17.jpg)
![Para comemorar o aniversário de 40 anos da Colômbia, por Giulio Cappellini e Rodolfo Dordoni, a Cappellini lançou uma edição limitada de 40 cômodas com um acabamento fluorescente exclusivo e moderno disponível no fúcsia e verde grama.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160329/4.jpg)
![Escultural e sinuoso, o sofá Riace apresenta estrutura fina em bronze branco que suporta um assento e encosto largos e levemente arredondados. Por Ronan & Erwan Bouroullec para Magis.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160345/10.jpg)
![Como o nome sugere, os três novos tapetes da coleção Plastic Rivers, por Álvaro Catalán de Ocón para GAN, são feitos com fibra de pet 100% reciclada por artesãos indianos. O trabalho de tapeçaria manual dá o efeito tridimensional das peças, que são um manifesto à sustentabilidade e contra a poluição por plástico nas águas.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160402/19.jpg)
![A família de luminárias projetadas pelo Bjarke Ingels Group (BIG) para Artemide traz a técnica do vidro soprado com as cores e a leveza das bolhas de sabão.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160332/5.jpg)
![Patricia Urquiola assina para Moroso o sofá modular Anorak. Com cada elemento desmontável, ele tem revestimento em Nylon, jersey e chenille de poliéster 100% reciclados, com toque suave e cores vivas.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160400/18.jpg)
![A tradição secular de tornear a madeira da Gebrüder Thonet Vienna ganhou ainda mais expressividade com os traços e as cores de India Mahdavi, que assina a linha Loop.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160404/20.jpg)
![Piero Lissoni assina para a Knoll o sofá Panorâmico, que se destaca pela sua capacidade de transformação. Graças aos três encostos móveis, ele pode servir como uma superchaise, um banco ou um sofá. O revestimento é em couro ou em tecido.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160343/9.jpg)
![A Lago levou o conhecido efeito flutuante de suas peças para a 36e8 Glass Kitchen. O monólito em padrão de pedra natural esconde tampo, portas e maçanetas pouco visíveis e ganha armários em vidro resistente com acabamento extraclaro em cinza ou bronze fumê.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160354/15.jpg)
![Assim como as flores, a luminária-vaso de mesa Bouquet está disponível em diversas cores (seis) que podem ser combinadas entre si a partir da troca do topo (vaso). Por BrogliatoTraverso para Magis.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160352/14.jpg)
![Tom de magenta foi a aposta da Veneta Cucine para o revestimento da cozinha.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160410/23.jpg)
![Trazida dos anos 1970 para os ambientes contemporâneos, a poltrona Karelia, por Liisi Beckmann para Zanotta, volta à produção mantendo suas curvas originais, mas em uma versão aumentada. A espuma de poliuretano foi mantida, mas agora com dupla densidade, e a capa em bioelástico se ajusta perfeitamente à peça, destacada pelas cores vibrantes.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07162924/Milão-1.jpg)
![Uma forma abstrata produzida em moldagem por injeção de tecnopolímero termoplástico reciclado que representa duas mãos segurando a luz por entre suas palmas, deixando escapar raios luminosos que formam um efeito de luz e sombra. Esta é a TEA, luminária de mesa desenhada por Ferruccio Laviani para Kartell.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160350/13.jpg)
![As referências à natureza inspiram a cozinha Bosco, por Makio Hasuike & Co para Rastelli. Como o nome sugere, o efeito de luz e sombra resultado do ripado dos fechamentos remete à passagem da luz por entre as árvores nos bosques.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160411/24.jpg)
![O mármore reina na família de mesas e mesas de apoio Marina, por Renato Zamberlan para Horm, contrastando a desproporção harmoniosa entre as pernas cilíndricas de nogueira e a rigidez da pedra natural. O desenho é inspirado nas obras marinhas do pintor veneziano Virgilio Guidi.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160347/11.jpg)
![A linha Round, por Ricardo Bello Dias para Ornare, traz armários caracterizados por cantos côncavos ou convexos e tampo em mármore da Michelangelo.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/07/07160415/26.jpg)