EuroCucina
Feira de Milão 2022
Sustentável, tecnológica e colorida: as tendências e novidades em cozinhas direto de Milão 2022
![Thumbnail](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/10100033/Rossana_ISØLA_Ibiza_1440_1_1.jpg)
Do que uma cozinha precisa para ser perfeita? Ser funcional? Ter tecnologia? Um forte apelo estético? Se integrar à decoração descaracterizando-se enquanto cozinha? No que depender dos lançamentos e propostas apresentadas na EuroCucina, uma das mais celebradas entre as mostras que integram a programação do Salone del Mobile 2022, a resposta é: todas as alternativas anteriores.
Pelos pavilhões 9 e 11 da Rho Fiera, onde a exibição segue até o próximo domingo (12), o que se vê é uma infinidade de possibilidades de composições, materiais e tecnologias que tornam mais fácil o preparo dos alimentos e a higienização do ambiente, ao mesmo tempo em que decoram e fazem da cozinha a estrela da casa. E, da mesma forma, não são poucos os nomes de peso da arquitetura e do design mundial que dedicam seu talento ao projeto de tais soluções.
Nas nossas visitas pelos corredores, juntamente com a Berneck e a Romanzza Curitiba, algumas delas chamam a atenção pela originalidade e ousadia, e o colorido é uma delas.
![Veneta Cucine traz cor que se aproxima do marsala para a cozinha.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/10064923/eurocucina-2022-sharon-abdalla-5.jpg)
Não dá para negar que os tons neutros (beges, brancos e cinzas) tem seu lugar garantido. Mas são as cores, fortes e vibrantes, que fazem os olhos brilharem e trazem um toque jovem e moderno ao mobiliário, sem que se perca o refinamento.
![Amarelo mostarda é uma das apostas da Next125](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/10064844/eurocucina-2022-sharon-abdalla-3.jpg)
Os tons que mais aparecem transitam do amarelo mostarda e terrosos aos verdes e azuis fechados. E em boa parte dos lançamentos, eles dão o acabamento a todo o conjunto do mobiliário, fazendo das cozinhas unicolores.
![A base neutra da cozinha da Scavolini ganha vida com o tampo e o rodapia colorido.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/10064827/eurocucina-2022-sharon-abdalla-1.jpg)
Mas também há lugar para uma proposta um pouco mais conservadora, onde a cor aparece como ponto focal, em tampos coloridos que se destacam frente à base neutra das portas e fechamentos, por exemplo.
Esconde-Esconde
A possibilidade de "esconder" a cozinha ou o bar e fazer eles "desaparecerem" no ambiente não é de todo uma novidade, afinal, as hidden sink e os fechamentos que mimetizam os eletrodomésticos aos armários estão aí há algum tempo.
Mas elas aparecem com força, mostrando que já foram incorporadas - e aprimoradas - pelas marcas. Falando das pias, o fechamento delas a partir do "recolhimento" da torneira para dentro da pia se dá por placas que se soltam e cobrem a cuba, mas também por outras que correm para dentro e por baixo do tampo - uma solução interessante, que faz com que a peça "desapareça" quando a pia precisa ser utilizada.
Geladeiras, máquinas de lavar louças, fogões de indução e outros itens também são camuflados pelos acabamentos (em madeira, inox e laminados) ou por sistemas que os recolhem para dentro das ilhas a partir de um único toque.
![Na Veneta Cucine, as portas que fecham as prateleiras de armazenamento se estendem sobre as que ficam expostas, em uma brincadeira de mostra e esconde](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/10064931/eurocucina-2022-sharon-abdalla-6.jpg)
E o armazenamento não fica de fora do mostra-esconde. Nele, além do uso do vidro, que faz de armários e bancadas verdadeiras vitrines para a exposição de peças e utensílios que ganham um caráter decorativo, portas de correr permitem que se escolha o que e como esconder ou deixar à mostra. Aparecem, ainda, portas cuja largura se estende para além do limite do módulo com prateleiras planejadas, fazendo com elas tirem da vista, também, objetos armazenados no módulo vizinho, este sem porta.
Sustentabilidade
![Lavadora de louças Serie 6, linha Zeolith, da Bosch, conta com programação que permite avaliar, otimizar e programar uma lavagem ecofriendly pelo celular](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/10064900/eurocucina-2022-sharon-abdalla-4.jpg)
Palavra de ordem, e tema do Salão do Móvel deste ano, a sustentabilidade aparece nos detalhes - que fazem toda a diferença. Nos eletros as soluções vêm da tecnologia, que permite a otimização dos ciclos de lavagem (o que contribui para a redução do consumo de água e energia) e da umidificação da "caixa de verduras", que faz os alimentos serem conservados por mais tempo e, por isso, menos descartados, como ocorre com as geladeiras da Bosch.
![Antigos postes de Veneza são transformados em revestimento da cozinha-ilha de Stefano Boeri Architetti para Arancucine](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/10064941/eurocucina-2022-sharon-abdalla-7.jpg)
Já nos acabamentos, o destaque é o reaproveitamento, especialmente da madeira. Na cozinha-ilha Oasi (foto acima), assinada pelo icônico Stefano Boeri Architects, ele é feito todo em madeira natural reaproveitada dos postes de energia de Veneza, que são trocados a cada duas décadas. A árvore natural centralizada na ilha é outro elemento de destaque, que reforça o contraste, mas também a possibilidade de união, entre o natural e o moderno, a partir da contraposição com a bancada em Corian.
![Vidro, madeira e revestimento que imita o padrão da pedra natural destacam o apelo estético da ilha da Lago](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/10070351/eurocucina-2022-sharon-abdalla-8.jpg)
Esse mix and match, inclusive, é outra das características que se evidencia na EuroCucina, especialmente quando se fala em materiais. Pedra, madeira, lâmina, vidro, inox e porcelanato resultam em conjuntos harmoniosos e que trazem personalidade e praticidade aos projetos.