Entrevista
Feira de Milão 2022
Para Maria Porro, Salone del Mobile 2022 é “denso, mas com escolhas essenciais”
![Thumbnail](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/07094114/mariaporro-2022.jpg)
Diretora da Porro e presidente do Salão de Milão, Maria Porro fala com exclusividade para HAUS sobre o Salone del Mobile 2022 | Fernanda Massarotto
Maria Porro é incansável. Primeira presidenta do Salão do Móvel, a italiana comemora seu segundo ano à frente da mais importante manifestação do setor do design de mobiliário do mundo. A 60ª edição do Salone teve de ser adiada devido à pandemia mas, com tenacidade, o evento chega a uma marca histórica mostrando que não só o setor volta à normalidade mas também toda uma cidade.
Para contar bastidores desta edição, Maria Porro, nos recebeu no showroom da Porro, na via Durini, em Milão. Ela fala não só das novidades da empresa da família e da qual agora ela hoje é CEO, mas também sobre o Salão do Móvel 2022 que começa oficialmente, hoje, terça-feira, dia 7, e vai até o dia 12 junho.
![Maria Porro é o novo nome à frente do Salão do Móvel de Milão desde o ano passado.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/02/23123438/maria-porro-salone-horizontal-2021-entrevista-design-arquitetura-decoracao-haus.png)
O que podemos esperar deste Salão do Móvel que comemora 60 anos?
A minha impressão é de que há uma forte energia. Foi o que percebi nestes últimos dias visitando a feira de Rho. As empresas trabalhando a todo vapor com muita vontade. Existe exatamente esta vontade de "contar" um pouco mais sobre os produtos que serão lançados, algo que não pudemos fazer nesses dois últimos anos. É um Salão que valoriza ainda mais o espaço doméstico, nossas casas, focando sempre na sustentabilidade. É um salão que irá abolir carpetes e revestimentos e decide abraçar a essência do material "bruto", e assim reduzir o impacto ambiental. É um Salone muito rico, muito denso, mas que faz escolhas essenciais.
Como definir esse Salone 2022?
Eu diria que é um evento que agrega, principalmente porque este ano temos o Salone Satellite com a participação de 600 jovens talentos do mundo inteiro, e o Compasso d'Oro que traz a história dos produtos premiados nos últimos 60 anos. Também teremos um espaço para o food design. Ou seja, é uma verdadeira experiência que com certeza vai deixar sua marca.
![Feira de Milão 2022 marca reencontro do setor após a pandemia.](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/07100110/milao-2022.jpg)
Este ano um Salone em pleno verão e não durante a primavera. Existe a possibilidade de uma mudança definitiva de datas?
Foi uma decisão tomada em janeiro já que a situação Covid ainda não estava totalmente sob controle e também enfrentávamos, e continuamos enfrentando, um problema de falta de matéria-prima. Teria sido muito difícil e custoso para as empresas se organizarem para um Salão durante o mês de abril. E assim, optamos por junho, até mesmo para ajudar a cidade e assim podermos desfrutar de espaços ao ar livre. De qualquer forma, abril ainda é o melhor período para a Semana do Design e esperamos que, no ano que vem, não tenhamos de mudar novamente a data.
![Começa oficialmente o Salone del Mobile de Milão](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/07095844/abertura-milao.jpg)
Podemos dizer que este Salone 2022 é o Salone da retomada, da volta à normalidade?
Vale dizer que no ano passado, em setembro, tivemos o Super Salone que foi uma experiência fantástica. Nosso mais profundo agradecimento ao curador Stefano Boeri que foi peça fundamental na realização do evento. Foi simplesmente maravilhoso e nos deu esperança. Obviamente, o evento deste ano é da retomada que traz novamente o público estrangeiro para Milão. Finalmente iremos interagir olhos nos olhos.
![Para a presidenta do evento, edição de 2022 é "uma verdadeira experiência que com certeza vai deixar sua marca".](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/07094110/mariaporro-2022-a.jpg)
As novidades de Porro para o Salão de 2022?
Trabalhamos muito sobre o conceito "casa", uma casa fluida que se abre e se fecha de acordo com a exigência do morador e no qual vemos a decoração como arquitetura. Essa é a filosofia da empresa. Nossas divisórias são quase como janelas para o mundo onde valorizamos muito a ideia da leveza e transparência, mas, ao mesmo tempo, de privacidade. Estamos lançando as divisórias Glide, expressão de máxima customização que equilibra texturas, materiais e formas.