FuoriSalone
Feira de Milão 2022
Ikea, Armani, Toiletpaper, Superstudio Più e mais: o que mostram os protagonistas de Tortona em Milão
![Thumbnail](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/09170432/OPIFICIO-31-Composition-in-Crystal-by-Preciosa-Lighting.jpg)
Composição em cristais by Preciosa Lighting | Divulgação
De todos os "distritos" do Fuorisalone 2022, a zona Tortona é uma das mais agitadas: o público passa de uma instalação à outra e termina o dia nos bares e restaurantes dos bairros de Navigli e Darsena di Milano.
Como sempre, tudo gira em torno dos grandes espaços que ocupam antigas ex-fábricas industriais e que caracterizam essa parte da cidade. Reunimos aqui alguns dos highlights desta região.
Armani Silos
Armani/Casa, Via Bergognone, 40
![Armani Casa Bambu](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/09170329/Armani-Casa-Bambu.jpg)
Giorgio Armani apresenta um seleção de móveis e acessórios da sua linha Home com lançamentos e peças icônicas, revisitadas em um percurso expositivo no espaço cultural do estilista italiano na zona Tortona, o Armani Silos. São oito salas que ganham vida própria, uma sequência de ambientes sugestivos com peças das coleções Armani/Casa contextualizas.
![Armani Seta Liquida](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/09170337/ArmaniCasa-Seda-liquida.jpg)
A sala Seta Liquida (Seda líquida) traz a reedição da icônica cama Morfeo, agora revestida em seda, enquanto a sala Viagem exalta imagens do veleiro do estilista que fica atracado na sua casa de Pantelleria, na Sícilia. Um cabideiro/baú é protagonista da espaço Bambu. Realizado em madeira e couro, a peça, que se fecha e vira justamente um baú, é a grande novidade da Armani/Casa. Detalhe para a calçadeira e escova desenhadas pelo estilista. E nessa Semana do Design, há também espaço para os acessórios, como jogos (gamão e ioio), velas, vasos, o trenó de madeira e couro Snow e até mesmo um mata mosca em couro.
![Trenó Snow](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/09170332/Armani-Casa-Trenó-SNOW.jpg)
Superstudio Più
Via Tortona, 27
Um dos mais badalados espaços de Tortona é, com certeza, o Superstudio Più, onde a dupla Gisella Borioli, na direção criativa, e Giulio Cappellini, na artística, repete a dose com uma mostra onde a grande interrogação é como devemos projetar nosso futuro com a participação de designers e empresas que trazem suas soluções e alternativas.
![Gisella Borioli, na direção criativa, e Giulio Cappellini, na artística do Superstudio Più](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/09170503/SUPER-STUDIO-PIU-BorioliCappellini-CURADORES-.jpg)
Não dá para perder a sessão dedicada à criatividade feminina com a talentosa e irrequieta Sara Ricciardi na área lounge do espaço. A instalação caleidoscópica da designer italiana per glo™, empresa de cigarros eletrônicos, é uma fusão de elementos botânicos com componentes eletrônicos. Se na astronomia a Hipernova é uma explosão estelar da qual nascem novas galáxias, a obra da italiana tem por objetivo construir um lugar de total expansão onde natureza e tecnologia se fundem com espelhos que refletem estampas florais.
![Sara Ricciardi](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/09170450/SARA-RICCIARDI-RITRATTO-GASTEL.jpg)
Outra instalação que vale a pena conferir, é o espaço Lounge no terraço de uma dos prédios da SuperStudio Più, onde os criativos do Toiletpaper, a revista que virou até marca de móveis, criaram uma praia urbana colorida. Afinal de contas, esse FuoriSalone acontece em pleno verão!
![Hypernova](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/09170513/SUPERSTUDIO-PIU-Hypernova_Sara-Ricciardi_powered-by-gloJPG.jpg)
Base Milano
Via Bergognone, 34
![](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/09170400/BASE-MILANO-WE-WILL-DESIGN-The-Swedish-school-of-textiles_BASE.jpg)
Os 12 mil metros quadrados do Base Milano, onde por décadas funcionou a fábrica siderúrgica Ansaldo, mais uma vez abrigam a segunda fase da exposição "We Will Design" que, neste ano, se transforma em "They Will Design". Uma mudança de tema que sugere uma transferência de responsabilidade para a nova geração de talentos do design e da criatividade. Assim como ano passado, jovens de várias partes do mundo trazem suas criações e soluções para melhorar não só o nosso dia a dia mas também para reduzir os efeitos nocivos do impacto ambiental. Um Salone Satelite alla Tortona.
![](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/09170351/BASE-MILANO-We-will-design-Matthieu-Henry.jpg)
E para quem gosta de uma quermesse, a Ikea traz para Milão mais do que uma exposição e instalação. Considerada uma das maiores empresas do mundo no segmento de móveis, a gigante sueca montou um bazar dentro do Base Milano. IKEA Festival é um grande parque de diversões, um teatro urbano, com palestras, performances, barraquinhas de venda de produtos e iglus/casas que mostram como a casa pode ser divertida.
![](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/09170403/Ikea-entrada-.jpg)
O cenógrafo Midori Hasuike, o designer Mikael Varhelyi e uma equipe da empresa sueca criaram cinco instalações que percorrem as diferentes fases da vida de uma pessoa, desde a casa única até a convivência multigeracional sob o mesmo teto. Na casa 'camuflada' móveis, paredes e peças de decoração são revestidas com o mesmo tecido. A brincadeira é que o morador se adapta ao ambiente usando roupas com a mesma estampa. Em outro iglu, almofadas criam um enorme colchão, um convite a diversão e descanso.
![](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/09170418/IKEA-OGONBLICK-3.jpg)
Tortona Rocks
Opificio 31, Via Tortona, 31
Até domingo, dia 12 de junho, como parte da programação, Tortona Rocks, o Opificio 31, no coração do distrito de Tortona, acolhe a intervenção artística temporária criada por Truly Design Crew, um grupo de street artists conhecido no cenário internacional pelo uso da distorção anamórfica.
![](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/09170425/Opificio-.jpg)
Os artistas se valem de um truque artístico cuja solidez se dissolve rapidamente quando estão longe do ponto de vista correto. O que se vê varia de acordo com a posição da qual se admira a obra. O trabalho realizado representa o elo entre arte e inovação, integrando sustentabilidade e progresso na sua conformação, e é patrocinado pelo IQOS, um dispositivo que funciona com refil de tabaco prensado, que lembram minicigarros da Philip Morris.
![Intervenção artística criada pelo Truly Design Crew, um grupo de street artists, na Opificio 31 durante o Salone del Mobile 2022](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/09170440/OPIFICIO-31-TrulyDesignCrew.jpg)
Ao lado do grafite tridimensional, desponta a brilhante instalação "Composition in Crystal’ que faz o público sonhar. O visitante interage com os cilindros de cristal de uma enorme luminária suspensa e ainda pode compor sua própria sinfonia de luzes e sons ao tocar os cilindros com um baqueta. Esses elementos de cristal são inspirados no novo produto Crystal Spin, da empresa de iluminação Preciosa Lighting, da República Tcheca.
![Composição em cristais by Preciosa Lighting](https://cms-revista-haus.s3.amazonaws.com/revistahaus/2022/06/09170432/OPIFICIO-31-Composition-in-Crystal-by-Preciosa-Lighting.jpg)